Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O colecionismo evoca a inocência perdida

1) O lado bom do colecionismo é que, quando você vê a moeda como um artefato histórico, isso restabelece o senso da inocência perdida. E para se tomar o pais como se fosse um lar, é preciso ser uma criança espiritual. E uma criança espiritual dá as coisas em generosidade e presta um serviço de uma maneira justa, em conformidade com o Todo que vem de Deus. Por isso que Cristo nos pede que sejamos como são as crianças.

2) Olhar o dinheiro tão-somente pelo seu poder de compra, pelo seu valor de face, é olhar as coisas de uma maneira superficial, coisa que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) O pensamento econômico, marcadamente deste mundo e materialista, tende a negligenciar este aspecto que é muito valorizado pelos numismatas. De nada adianta você saber otimizar a riqueza de um país se você não ama aquilo que é importante, que é o senso de se tomar o país como se fosse um lar em Jesus Cristo. E sendo o país tratado como se fosse um lar, a moeda terá a dimensão própria da eternidade, e será tratada como um artefato histórico - e não como algo descartável, tal como fazem os comerciantes de moeda. E sendo um artefato histórico, as pessoas se apegam a ele pelo que evoca da pátria e não pelo que ele vale no momento - e quando um amigo precisa de ajuda, esse dinheiro deve ser dado, já que ele ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

4) Em uma cultura de sobrevivência, fundada em um ambiente civilizacional miserável, isso gera o amor ao dinheiro pelo seu poder de compra. Como o Estado faz a emissão da moeda e a manipula, a ponto de gerar inflação, o Estado tende a ser tomado como se fosse religião e acaba sendo totalitário. Agora, em um país onde a cultura de vocação de servir a Cristo é forte, a moeda vira símbolo de confiança - e tende a ser valiosa se ela evoca fortes memórias do senso de se tomar o país como se fosse um lar. E num país tomado como se fosse um lar, o serviço é prestado de maneira generosa e o pagamento pelo serviço se dá de maneira generosa. Isso é um atestado da fraternidade universal, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário