Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A ordem fundada no saber se move através da atividade intelectual independente


1) A ordem fundada no saber pede necessariamente a atividade intelectual independente - e a atividade intelectual independente volta-se para uma economia personalista e visa a semear consciência reta, fé reta e vida reta, base para o verdadeiro processo de capitalização moral, coisa que é conforme o Todo que vem de Deus.

2) Para cada serviço bem prestado, fundado no trabalho liberal, magnificente, a remuneração deve ser igualmente liberal, magnificente. Eis aí porque a atividade intelectual independente se move precipuamente de doações; ela é caridade intelectual organizada, de modo a que o próximo cresça intelectualmente e espiritualmente - e o país desse prestador acaba sendo tomado como se fosse um lar em Cristo.

3) O que explica o fato de muitos intelectuais serem contra o capitalismo está no fato de que a atividade intelectual, por sua natureza, é incompatível com a economia de massas, voltada para a impessoalidade, onde todos têm direito de ter a sua própria verdade, coisa que é fora da conformidade com o Todo que vem de Deus. Nada é mais inconstitucional do que o libertarismo - nela, a liberdade é voltada para o nada e servida de modo vazio. Se Cristo é a liberdade, então a palavra de Deus, que depende de um verdadeiro esforço intelectual e pessoal de modo a que seja bem compreendida, dentro da tradição da Igreja, não pode ser servida vazia, sob pena de gerar uma apatria sistemática, tal como vemos no marxismo cultural.

Ver também:

1) Notas sobre a natureza econômica da atividade intelectual independente: http://adf.ly/1QhlJI

2) A ordem se edifica a partir dos poucos que podem te ouvir: http://adf.ly/c8q9b

3) Da amizade como a base para a sociedade política: http://adf.ly/c8q6A

Nenhum comentário:

Postar um comentário