Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A verdade sobre o jornalismo jurídico

1) A verdade é que um jornalismo jurídico sério nunca será feito na TV Justiça. 

2) Se você quiser mesmo fazer um jornalismo jurídico sério, seja você mesmo advogado e apure os casos de interesse. Mantenha sempre um diário e construa boas relações com o juiz ou com o cartorário que cuida dos autos. Seja, pois, um intelectual independente, serviço a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

3) Uma das vantagens da carteira da OAB está no fato de que você pode consultar os autos de qualquer tipo de processo, desde que isso não esteja sob segredo de justiça. Ora, o problema da OAB está no fato de que ela está ideologicamente aparelhada - com isso, perdeu sua legitimidade junto ao povo. Esta instituição deve e precisa ser abolida, para o bem do Brasil - dependendo da circunstância e da importância da consulta que vai ser feita nos autos que se encontram na vara de justiça, essa informação consultada pode ser útil, neste ambiente de guerra cultural em que nos encontramos.

4) O dia em que o STF permitir que eu exerça a minha profissão sem a necessidade da prova da OAB, aí, sim, poderei apurar tudo o que julgar interessante. A liberação acabará me gerando uma oportunidade para eu inventar meu próprio caminho, combinando minha formação jurídica e minhas habilidades intelectuais. Como diz o Olavo, o jornalismo é a porta de entrada dos intelectuais na esfera pública.

5) Enquanto isso não vem, eu faço outras coisas que me são possíveis, como ser escritor e pensador. Pelo menos, estou fazendo bem o meu trabalho e estou sendo bem pago para fazer o que mais gosto - afinal, não tenho do que reclamar. O que vai ocorrer é só a ampliação da minha competência - apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário