Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A empatia é a base para se viver a liberdade em Cristo e crucial para se conservar a dor de Cristo


1) Se a empatia é a capacidade de separar a verdade da mentira, então quem é realmente conforme o Todo que vem de Deus deve ser sempre empático - sua capacidade de separar a verdade do erro deve estar presente e deve ser distribuída ao mundo. Se a sinceridade é a presença dessa capacidade de executar tal ação no mundo, então a pessoa sincera deve dar o testemunho corajoso de que Cristo é o caminho, a verdade e a vida - e que ninguém vem ao Pai senão pelo Filho, o evangelizador por excelência.

2) A capacidade de separar a verdade da mentira precisa de uma ferramenta que favoreça a distribuição desse senso a todas as outras pessoas. E a capacidade de convencer outras pessoas, no plano da realidade, se dá através da retórica, da arte bem dizer as coisas no plano da realidade, de modo a que todos estejam em conformidade com o Todo que vem de Deus. Não é à toa que todos os que morrem para si, de modo a servir a Cristo Jesus, são treinados na retórica, como são os padres.

3) A presença dessa capacidade de estar no mundo virtual pede um equivalente à retórica, no plano real: a capacidade de saber muito bem manejar o teclado ou a pena, de modo a falar aquilo que é conforme o Todo que vem de Deus. Por isso, um bom escritor pode fazer tão bem um trabalho de evangelizador quanto um bom orador.

4) É por essa razão que a vida intelectual é uma vida vocacionada - é um outro tipo de sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário