Pesquisar este blog

domingo, 27 de abril de 2025

Algo não está certo - Papa Francisco sendo homenageado pela Maçonaria

 A Grande Loja maçônica da Itália e Francisco:

"A Grande Loja da Itália dos Antigos, Livres e Aceitos Maçons une-se ao luto universal pela morte do Papa Francisco, um pastor que, com seu magistério e sua vida, encarnou os valores da fraternidade, da humildade e da busca por um humanismo planetário. Vindo do “fim do mundo”, Jorge Mario Bergoglio soube mudar a Igreja, trazendo o ensinamento revolucionário de São Francisco de Assis para a atualidade da história.

 Neste momento de luto, nossa Comunhão deseja homenagear a visão do Papa Francisco, cuja obra é marcada por uma profunda ressonância com os princípios da Maçonaria: a centralidade da pessoa, o respeito pela dignidade de cada indivíduo, a construção de uma comunidade solidária, a busca pelo bem comum. Sua encíclica Fratelli tutti representa um manifesto.

 Liberdade, Igualdade e Fraternidade é o triplo valor fundamental da Maçonaria. Superar as divisões, as ideologias, o pensamento único para reconhecer a riqueza das diferenças e construir uma humanidade unida na diversidade, era o que Francisco desejava ardentemente, o mesmo objetivo que persegue a Grande Loja da Itália.

O Papa Francisco soube combinar fé e razão, dimensões complementares da experiência humana, renovando o princípio anselmiano do “creio para que entenda”. Uma fé capaz de questionar, de acolher a dúvida e de dialogar, que também encontramos no método iniciático maçônico, fundado em um caminho livre de dogmas, substanciado pela busca incessante da verdade.

O pontificado de Francisco colocou no centro os marginalizados, juntamente com o cuidado do planeta e uma ética de desenvolvimento baseada na dignidade humana. Isso também se encontra na construção maçônica do “Templo interior”, baseada na tolerância, solidariedade e resistência contra o ódio e a ignorância, e encontra uma profunda correspondência na pastoral de Bergoglio, que, com sua “revolução suave”, mostrou que a humildade e o diálogo são instrumentos de justiça fraterna. Na esteira da “Economia de Francisco” e da visão de uma “casa comum”, a Maçonaria apoia o compromisso com um futuro sustentável, justo e solidário.

Neste momento triste por graves crises, a Grande Loja da Itália se encontra no apelo do Papa Francisco por uma “consciência planetária”, que reconheça a humanidade comum como comunidade de destino. Mantemos sua memória continuando a trabalhar por uma ética do acolhimento, pelo respeito ao outro e pela construção de um Templo fundado na solidariedade, na liberdade e na fraternidade universal."

Grande Mestre da Grande Loja da Itália da A.L.A.M. 

Roma, 22 de abril de 2024

Fonte: 

https://www.granloggia.it/francesco-il-papa-degli-ultimi/?fbclid=IwY2xjawJ7KnlleHRuA2FlbQIxMQBicmlkETF0eFI1OU0zak1GMWFRdElUAR4QyrjThsCMSSxpvYidbCH7IwfQbnjrLoK-eenxtnZKhVo_uhQoJ6x8HqC1NQ_aem_Pqt0Eme_u0pxFVZuHt97xg

Nenhum comentário:

Postar um comentário