1) Meu colega Roberto Santos apontou que a cobrança de juros era possível na agricultura porque as sementes e os animais se reproduzem.
2) Se um príncipe estimula todo um povo a colaborar com ele na promoção do bem comum, então a melhor parte das colheitas e da produção artesanal da cidade é destinada ao príncipe - e por extensão à própria Igreja, pois o príncipe só é o que é por força de Deus.
3.1) Como as sementes e os animais se reproduzem, então a indústria tem trabalho para as estações e anos seguintes, pois só há matéria-prima porque as plantas e os animais se reproduzem. Por força disso, o tributo que é dado ao príncipe, por força de fazer a cidade ser tomada como um lar em Cristo, tende a ser costumeiro e a se renovar ano após ano, sem a necessidade de haver mudanças naquilo que é costumeiro.
3.2) Trata-se de um tipo de capitalização moral, pois muitos darão o seu melhor de modo a colaborar com o príncipe na tarefa de promover o bem comum e fazer com que o país deixe um legado civilizatório ainda maior para a toda a cristandade.
4.1) Em estações onde a agricultura não pode ser praticada, por força de as terras estarem descansando ou por força do inverno, a mão-de-obra disponível podia prestar seu tributo ao soberano por meio do trabalho in natura - como o pai pode ter filhos, então esse tipo de tributo pode ser oferecido porque o ser humano também se reproduz.
4.2) Essa mão-de-obra disponível pode ajudar na construção de obras públicas, seja abrindo estradas, seja construindo aparelhos urbanos que favoreçam a economia e o bem-estar da cidade ou construindo alguma maravilha do mundo, ao melhorar o palácio do príncipe em gratidão pelo serviço de proteger o povo e estimulá-lo a bem servir seus semelhantes, fazendo com que a cidade seja tomada como um lar em Cristo.
5.1) Quando a moeda é exigida no lugar de colheitas ou trabalho in natura, você não só inviabiliza uma negociação entre o Estado e o administrado como também você acaba estimulando a corrupção do governo, pois a moeda não se reproduz, por ser um metal. fora que é um bem escasso.
5.2) Se a riqueza é vista como sinal de salvação, a tendência é o governo concentrar poderes absolutos, a ponto de confiscar tudo nas mãos do Estado. Eis o comunismo!
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 (data da postagem original).
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