1) Aristóteles falava que o amor à sabedoria necessita da contemplação de modo que ela possa bem servir a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.
2.1) A contemplação pode ser feita olhando-se para a Santa Cruz em que o Cordeiro de Deus foi imolado de modo a tirar os pecados do mundo. E também pode ser feita, tendo por base estas contemplações que se dão no dia de domingo, jogando jogos de estratégia em que olhamos o desenvolvimento da economia de uma civilização bem diante dos nossos olhos, apesar da natureza limitada de tais simulações.
2.2) Afinal, uma coisa puxa a outra; sem Deus, nada faria sentido.
3) Como as simulações são reproduções de coisas que se conhecem por conta do que está devidamente documentado, então podemos extrair dessas simulações alguns princípios gerais que nos apontam para a verdade, para aquilo que se dá na conformidade o Todo que vem de Deus.
4.1) Se a falsa direita desse valor à atividade contemplativa que esses jogos proporcionam, como vemos na série Civilization ou na série The Guild, certamente não seriam tão vazios como são.
4.2) Para mim, isso tem sido muito útil, pois nem tudo o que penso está nos livros - eu preciso da experiência simulada de modo a poder imaginar as coisas de que necessito saber.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário