1.1) Vamos supor que você seja herdeiro daquela cultura que havia no Brasil de 1950-60.
1.2) Todos os pensadores dessa época morreram e você é o único sobrevivente, a única testemunha viva capaz de restaurar aquilo que se perdeu por força do gramscismo.
1.3) Por força dessa circunstância, ser chamado de O Sobrevivente é mais do que um nome, mas um título de nobreza, pois você se torna o primeiro dentre os pares na questão de servir a Cristo em terras distantes, por força desse legado que foi perdido.
2.1) O fato de ter se tornado pessoa consagrada não te faz um faraó, mesmo que você tenha feito amizade com pessoas com pelo menos 30 anos a mais que você, bem como com pessoas com pelo menos 30 anos a menos de idade que você, a ponto de ser inteiro conhecedor do que se passou no Brasil de 1930 pra cá, o que constitui um período essencial para se entender o que houve de fato por aqui.
2.2.1) Além disso, você não é testemunha solitária, pois testemunha única é testemunha nula, já que manipulará as coisas de modo a conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.
2.2.2) Deus é testemunha de seu testemunho - como um verdadeiro testemunho necessita de duas pessoas, então devemos ver Deus sempre nessa sua pessoa, já que sinceridade implica estar diante do ouvinte onisciente, isto é, ver o que não pode ser visto.
3.1) Se você é lúcido e sabe quem você é, então você saberá que esse mesmo ouvinte onisciente disse a nosso primeiro Rei a servirmos a Ele em terras distantes.
3.2) Se você serve ao Crucificado de Ourique ensinando todas coisas fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus, então você será lembrado como o maior filósofo do Brasil, pois não só terminará restaurando a cultura que se perdeu, mas também a amizade do país para com o Crucificado de Ourique, revertendo o odioso ato de apatria feito pelo príncipe-regente D. Pedro. E neste ponto, você será de fato um Messias cultural, pois terminará imitando D. Afonso Henriques na sua vassalagem para com Cristo, dentro daquilo que sabe fazer de melhor, que é a filosofia. E de você decorrerão outros Messias, já que a cultura dá expressão à política.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 2 de abril de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário