1) Quando Roma conquistou grandes extensões de terra de seus inimigos através da conquista militar ou por meio da virtude republicana, a ponto de reis de Cidades-Estado legarem por testamento seus domínios aos romanos, eles precisavam de mecanismos práticos de modo que essas terras fossem colonizadas e civilizadas, a ponto de atenderem à demanda do Império sempre crescente por alimentos e diversão.
2.1) O mecanismo que viabilizou os latifúndios, a produção de alimentos em grande quantidade, foi a enfiteuse, instituto copiado dos egípcios, quando foi conquistado por Roma.
2.2) Os colonos ficavam presos à terra em que viviam tomando-a como seu lar - e enquanto produziam, as autoridades romanas garantiam a segurança do lugar, assentando as bases daquilo que viria a ser chamado de feudalismo. À medida que os colonos iam lavrando a terra em troca de renda para o Erário, as autoridades romanas estabeleciam municípios de modo que as demandas dos colonos fossem atendidas.
3.1) Assim os municípios cresciam à medida que mandavam grãos para todas as regiões do império, que ficava cada vez mais integrado e consolidado, pois essas colônias ficavam leais à autoridade central.
3.2) Com a população bem alimentada e suprida em luxos, através do comércio, o Império Romano se mantinha tranqüilo politicamente e mais fácil de ser governado, apesar de toda a diversidade cultural que havia, o que poderia gerar um sério problema de instabilidade política, a ponto de fazer o Império ruir.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de abril de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário