Pesquisar este blog

domingo, 21 de setembro de 2014

Sobre a melhor forma de evangelizar


1) Muita gente se diz católica sem atentar para o verdadeiro significado da palavra: em grego, ela quer dizer "conforme o todo".

2) Deus criou o Céu e a Terra de maneira ordenada. A criação se fundou na inspiração - como Deus é perfeito, o amor é a base sob a qual se dá vida à criação, pois é a lei que rege todas as coisas no universo.

3) Se você é conforme o todo daquilo que Deus criou, então você é católico.

4) Se você rejeita algum elemento da criação, escolhendo, por sabedoria humana, coisas dissociadas daquilo que o Pai estabeleceu, você na verdade quer ser Deus e quer edificar uma ordem fora da conformidade com o pai. E isso se chama heresia.

5) Tudo que é fora da conformidade com o todo do Pai causa distúrbio e instabilidade, pois tudo o que é bom e belo decorre do Pai.

6) Para se evangelizar, não use o temo católico de maneira nominal, pois a palavra do Senhor não deve ser servida vazia. A maioria das pessoas não domina a linguagem, a ponto de relacionar a palavra com o seu significado.

7) Primeiro deixe o conceito internalizado na carne e depois você o formaliza numa palavra. Quem internaliza dentro de si que a verdadeira fé se dá em se estar conforme o todo do Pai é que pode se dizer, com justiça, que é católico.

8) O verdadeiro católico evangeliza com conceitos, postulados esses que são eternos por conta da vontade do Pai, que é a verdade, a realidade que rege todo o universo, servindo todas as coisas com o seu verdadeiro amor. Se a pessoa não assimila esses postulados, jamais estará em conformidade com o todo que Deus-Pai estabeleceu para nós. Enfim, não poderá ser um bom seguidor de Cristo, pois perverterá seus sagrados ensinamentos a tal ponto que fará interpretações particulares da sagrada escritura.

9) O entendimento das coisas que Deus edificou deve ser dentro da conformidade com o todo que vem de Deus-Pai. Se Deus mandou o Filho entre nós para nos salvar dos nossos pecados e a Igreja foi edificada, fundada no fato de que Ele estará conosco até o fim dos tempos, então o verdadeiro entendimento das coisas dar-se-á dentro de toda essa obra salvífica da qual a Igreja é a conseqüência final desse processo, que se deu com a queda de Adão. E fora dessa obra não haverá salvação - pois a verdade é una e universal, pois decorreu da vontade do Criador - e a conseqüencia da obra salvífica é una, universal, que se dará na Igreja. É por isso que se deve crer na Igreja como uma conseqüência de se crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário