Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A santa tradição nasce da arte de se estar conforme os planos de Deus

1) Se a função da beleza na arte é servir à verdade, à conformidade com o todo de Deus, então a tradição é a arte de se estar conforme à verdade de Cristo e inspirar outras pessoas e seguirem a Cristo ao longo do tempo e com o passar das gerações. Tudo isso decorre da lei natural, da constituição que se dá na carne.

2) Com o passar do tempo, coisas novas surgem não só para confirmar o que era bom e correto e que já era conhecido, mas também para reforçar e realçar o que é por si só belo, de modo a que as futuras gerações possam conhecer a grandeza de Deus, através da santa tradição apostólica. Dessa forma, evita-se a troca do bom pelo ruim - eis aí o fundamento da não-traição e da atualização constante da santa tradição edificadora.

3) É da santa tradição que surge o sagrado magistério, que atualiza a mensagem da bíblia para o tempo presente, inspirando um poderoso processo de capitalização moral que faz frente a todo o mal, combatendo-o até alcançar a paz, que se dá em Cristo.

4) Esta é, enfim, a verdadeira arte humanizadora. Não é à toa que a Igreja promove o mecenato permanente dessa arte, através da evangelização e do patrocínio de artistas, que usam seus dons a serviço da evangelização, coisa que se dá em boa pintura, boa literatura, boa poesia, boa ciência e boa escultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário