1) Na década de 90, havia uma revista chamada Ação Games, especializada sobre jogos de videogame.
2) Uma das coisas que mais me chamava a atenção eram os classificados em que as pessoas faziam anúncios públicos procurando adversários para partidas de videogame.
3) Esses desafios eram excelentes, de modo a se estabelecer um relacionamento de amizade. Se os desafiantes fossem adeptos da alta cultura, uma aliança mais profunda nasceria de uma eventual rivalidade nos jogos eletrônicos.
4) O grande problema dos desafios públicos é que as pessoas tendem a tomar o adversário como seu inimigo capital. Uma boa parte disso se deve à cultura de massa, que tornou o ato de consumir um produto um ato industrializado, massificado e impessoal, a ponto de tudo se reduzir a um objeto descartável - se todos os atos da vida humana decorrem do uso das coisas, do consumo das coisas até a exaustão, então o ato de jogar se inclui neste aspecto. E é daí que surge a desumanização, inclusive, do próprio ato de se jogar videogame.
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