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quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Reflexões sobre a cultura de desafio público - o caso dos videogames, na década de 90

1) Na década de 90, havia uma revista chamada Ação Games, especializada sobre jogos de videogame.

2) Uma das coisas que mais me chamava a atenção eram os classificados em que as pessoas faziam anúncios públicos procurando adversários para partidas de videogame.

3) Esses desafios eram excelentes, de modo a se estabelecer um relacionamento de amizade. Se os desafiantes fossem adeptos da alta cultura, uma aliança mais profunda nasceria de uma eventual rivalidade nos jogos eletrônicos.

4) O grande problema dos desafios públicos é que as pessoas tendem a tomar o adversário como seu inimigo capital. Uma boa parte disso se deve à cultura de massa, que tornou o ato de consumir um produto um ato industrializado, massificado e impessoal, a ponto de tudo se reduzir a um objeto descartável - se todos os atos da vida humana decorrem do uso das coisas, do consumo das coisas até a exaustão, então o ato de jogar se inclui neste aspecto. E é daí que surge a desumanização, inclusive, do próprio ato de se jogar videogame.

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