Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Onde um nacionista pode bem servir aos seus semelhantes?

1) Uma das melhores coisas que se pode fazer é preparar os futuros historiadores a melhor servirem aos jovens que necessitam tanto da verdade em Cristo, de modo a tomarem este país em que nasceram como se fosse um lar - e não como religião de Estado, da forma como está sendo feito até agora.

2) O trabalho do historiador não é muito diferente do trabalho do catequista. Se o jovem historiador tem experiência como catequista de crianças, ele amplia sua competência e ensina mais coisas para os jovens.

3) É da catequese ampliada que nascem as verdadeiras escolas e as verdadeiras universidades. 

4) Os jovens que aprendem a verdade em Cristo passam a aprender coisas mais essenciais, como dominar a linguagem, a lógica e até como saber se expressar do modo mais adequado possível, de modo a servir à caridade em Cristo. E isso é trivial.

5) Com o tempo, eles aprendem as outras coisas, como a geometria, o desenho, a arquitetura, a astronomia, a física, a biologia, a química. 

6) Quanto mais conforme o todo os jovens estiverem, mais estarão investigando a obra de Deus, que é a natureza, e mais passarão a estar em conformidade com o todo dessa obra, ao glorificar, com mais fundamento, as maravilhas do senhor. E é assim que se começa o retorno da tradição de aliança do altar com o trono - ela nasce da Igreja, do ensino catequético, que necessita ser fortalecido da melhor maneira possível.

7) Para se reedificar a noção de país tomado como se fosse um lar, a primeira coisa que se deve fazer é servir conhecimento a quem serve na catequese, de modo a que se incentive a busca sincera pelo conhecimento, que se dá na verdade em Cristo. Por isso, o meu trabalho de suporte à catequese é 
importante, pois aprimoro os catequistas em história, política, filosofia e outras coisas - e isso ajuda e muito.

8) Se o trabalho for bem feito, muitos dos que passarem pelas mãos dos catequistas, para os quais passarei todo o pouco que sei, aprenderão mais alguma coisa, seja indiretamente ou diretamente, quando o autor do bom trabalho for bem indicado como a verdadeira autoridade por trás de tudo isso.

9) Eis aí um campo onde me sinto confortável em bem atuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário