1) A modernidade líqüida se funda nesta trindade: positivismo, constitucionalismo e nacionalismo.
2) Esta trindade atua de modo oposto à trindade cristã: enquanto a trindade cristã é um sistema que edifica tudo, de modo a admirarmos a grandeza do Pai, por estarmos em conformidade com o todo que Ele edificou, a trindade moderna é um sistema que é construído de forma a derrubar a trindade anterior, fazendo com que nutramos uma falsa admiração, que nos bloqueia a idéia de Deus. Essa trindade, enfim, é um ente dispersivo.
3) Esta segunda, e falsa, trindade permite a cultura do formalismo tomado como religião: isso gera uma cultura onde tudo é reduzido a uma forma estanque e vazia, de modo a que toda e qualquer verdade que seja nela posta.
4) É essa falsa trindade, esse falso sistema, que dá causa à abstração trapaceira, que dá causa a que tudo seja visto como mera coleção. É, enfim, um sistema projetado com fins diabólicos.
5) Não é à toa que o liberalismo, por força desse monarquianismo formal e cultural, assume um contexto tão radical a ponto de se tornar revolucionário, anárquico. Pois é do liberalismo que nasce o flagelo do comunismo.
Eis o destaque:
Nenhum comentário:
Postar um comentário