Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como funciona um cofre - introdução ao estudo da hermenêutica


1) Se hermenêutica é um cofre, então que ele sirva tal como são os cofres: eles devem ser abertos à verdade, que é um tesouro do céu, e fechados, de modo a proteger esse tesouro maravilhoso que está depositado nele.

2) Com o passar do tempo, esses tesouros se tornam dogmas, dada a tradição de segurança desse cofre.

3) A Igreja é o melhor banco que há. Não há dinamite que destrua esse cofre, pois Cristo disse que o mal não vai prevalecer sobre ela.

4) Quando se usa o cofre de maneira indevida, de modo a se guardar mentira, então toda tradição de conhecimento fundada na falsidade, ou no diabo tomado como se fosse um Deus, dará causa à gnose.

5) O direito positivista hoje é um dos maiores exemplos desse tipo de gnose. E ao invés de haver segurança jurídica, o que haverá é vulnerabilidade permanente, em função da constante passagem de várias cabeças legislantes nos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Basta que haja um ativismo judicial que tudo cai, pois todos eles têm sua própria verdade, seus próprios tesouros, seus próprios segredos e mistérios. Enfim, uma loucura, pois não haverá bem comum a ser compartilhado, gerido e administrado. O que haverá será rapinagem sistemática.

6) O estudo sistemático da teleologia do cofre é que dará margem ao bom entendimento da hermenêutica, de modo a se estar em conformidade com o todo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário