Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Notas sobre como tiro proveito das circunstâncias em que me encontro, quando o assunto é fotografia

1) Para cada dia, para cada estação, para cada tempo, para cada lugar há sempre um propósito ditado pelo Céu. E isso aponta conformidade com o Todo que vem de Deus, uma vez que não podemos dizer quando fará sol ou chuva - ou se haverá vento ou não.

2.1) Embora não possamos controlar o tempo, nós podemos tirar proveito dessas coisas de modo que as coisas criadas apontem para o Criador: Deus. 

2.2) Por exemplo, em dias de céu de brigadeiro, sem nenhuma nuvem no céu, eu posso tirar fotos de boa qualidade. Como o trabalho que faço é voltado para servir ao próximo que se encontra em terras distantes, então este trabalho lembra o extrativismo que os primeiros brasileiros faziam de modo a tomar o Brasil como um lar em Cristo. E isso não exclui outras possibilidades, como produzir energia a partir do sol ou do vento.

3.1) Uma das maneiras que encontrei para controlar a qualidade do meu trabalho é fazer o registro no diário do tempo da manhã, entre 7 e 8 horas da manhã, que é o horário que costumo fotografar.

3.2) Em dias de tempo ideal para a prática da fotografia, a luz fica propícia para um determinado projeto. Por exemplo, por volta das 7:00 horas da manhã, eu fotografo o livro Sua Majestade, o Presidente do Brasil, de Ernest Hambloh; às 7:30, eu fotografo o Estado Servil, de Hilaire Belloc; às 8:00, eu fotografo O Príncipe, de Maquiavel.

3.3) Eu costumo fazer esse registro porque as condições de luz do meu quarto - é por essa razão que sei exatamente o que fazer dentro dele. Se o tempo não estiver ideal para a prática da foto, eu costumo fazer outra coisa, como jogar ou escrever.

4.1) Acredito que deve ser por isso que Ortega y Gasset tanto fala em reabsorver as circunstâncias - e a minha circunstância é o quarto onde me encontro, a rede social onde trabalho, a casa onde moro com os meus pais e paróquia que freqüento.

4.2) Para muitos seria um mundo bastante limitado, mas sei tirar proveito muito bem dele, uma vez que o estado de anarquia em que o Rio se encontra me fez a reduzir minha área de atuação.

4.3) Reabsorver a circunstância implica aproveitá-la da melhor maneira possível de modo a servir ao próximo em terras distantes, tal como o Crucificado de Ourique nos mandou fazer, desde que Portugal foi fundado (do qual o Brasil é desdobramento, no continente americano).

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário