Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Com base na teoria dos círculos concêntricos, o ensino primeiro deve se dar individualmente para só depois uma turma ser montada

1.1) Pela minha experiência, a melhor forma de passar o que sei é ensinando a cada um dos meus contatos individualmente. 

1.2) Afinal, o começo do ensino se dá quando nós compartilhamos as nossas solidões, uma vez que a nossa percepção passa a se voltar para a realidade quando estamos sozinhos da mesma forma que os náufragos em alto-mar, tentando sobreviver a este mundo que é um vale de lágrimas, uma vez que o país em que moramos - que deveria ser tomado como um lar em Cristo de modo a nos preparar para a pátria definitiva, a qual se dá no Céu - está sendo tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele, pervertendo tudo o que há de mais sagrado e verdadeiro. Se o ouvinte se mostrar realmente interessado naquilo que conto ou ensino, então eu continuo passando o que sei, visto que sei que ele está amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - da mesma forma como eu faço, já que tento imitar o verdadeiro Deus e verdadeiro homem da melhor maneira que posso.

2) Se eu tiver ao menos dois ou três pessoas realmente interessadas no que digo, então eu posso montar uma turma. A vantagem da turma é que eu faço as pessoas se encontrarem e formarem uma amizade, enquanto eles debatem entre si tudo o que ensinei, sem esquecerem de suas experiências pessoais. Afinal, o fundamento para se montar uma turma é amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) Neste ponto, o professor se torna um corretor espiritual, distribuindo o conhecimento que porta para os que estão realmente interessados, por conta do amor ao saber, pois o verdadeiro ensino está no encontro dos que querem aprender com os que querem ensinar - isso cria um mercado moral e um poderoso sistema de capitalização moral.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário