Pesquisar este blog

sábado, 23 de dezembro de 2017

Comentários de Marcelo Dantas sobre o que é a Polônia (tal como foi exibida no programa O mundo visto pelos brasileiros)

1) A civilização polonesa foi construída por grandes homens públicos e religiosos. No programa que acaba de passar na rede Bandeirantes dá para se ter uma idéia disso.

2) Nas cidades destruídas nas duas grandes guerras do século XX ocorreu uma reconstrução típica do Leste Europeu. Uma brasileira que reside numa cidade de nome difícil de ser pronunciado notou isto:
a avenida mais bela da cidade foi completamente destruída pelos nazistas e, quando foi reconstruída, usaram uma pintura que retrata a avenida como modelo arquitetônico, que foi minuciosamente copiada; numa avenida lindíssima, próxima à residente brasileira e à equipe de reportagem, eram vendidas réplicas dessa linda obra onde pôde se fazer uma comparação. Sensacional!

3) O polonês gosta muito de flores e de tudo o que remete à natureza. Nos bairros existem flores em diversos lugares, onde a beleza das cores paira. A população reconstruiu um parque destruído na segunda guerra em menos de dez anos exatamente como ele era no passado. Em todos os domingos de verão nesse parque ocorrem apresentações de obras do compositor e pianista polonês Frédéric Chopin. Na residência onde viveu Chopin, a prefeitura da cidade instalou um banco público com um dispositivo eletrônico onde qualquer pessoa pode escolher as músicas do compositor e ouvir de graça, ali, na rua.

4.1) Visitaram uma Igreja Católica muito bela que possui um estátua de São João Paulo ll no seu interior. A brasileira diz que o polonês tem um orgulho enorme dele. A moça, como toda a brasileira comum, disse algo dentro dessa Igreja:
- Aqui na Polônia as pessoas são muito religiosas e tudo o que eles fazem é de acordo com os mandamentos da religião. Morar junto com outra pessoa, por exemplo, não é bem aceito pelas famílias, pois essas pessoas são tidas como pecadoras (encerrou com uma risada sarcástica).

4.2) O que ela tira sarro é do trunfo polonês que fez aquela civilização ter uma capacidade de resistir ao colapso como pouquíssimas na história da humanidade.

5) Outro brasileiro, que é bailarino num centro de danças folclóricas, afirmou que na Polônia o enredo musical e folclórico é fundado todo na música clássica.

6.1) Um terceiro brasileiro mostrou algumas construções tidas como essenciais para o Estado e para o povo polonês: construções e ruínas com marcas das guerras e das décadas de domínio soviético. Todas limpas, organizadas e com placas mostrando sua história.

6.2) Essas construções dividem espaço com prédios lindos de arquitetura tradicional ou moderna. Para o polonês, a sua história é algo de valor incalculável e que todas as gerações devem compartilhá-la.

6.3) Os poloneses, quando pensam em se reerguer, colocam a Deus e as pessoas no centro das medidas e o fator econômico vira uma conseqüência equilibrada. Pelo pouco que observei, é a civilização mais equilibrada do mundo.

7.1) Estas palavras resumem à Polônia: Deus, Amor, Igreja, Família, Respeito, Liberdade, Natureza, Cuidado, Beleza, Força, Honestidade e Coragem. Parece um país saído das obras dos Doutores da Igreja.

7.2) A Polônia é a jóia católica no mundo moderno e a nação mais importante do Ocidente. Um exemplo de povo e país. É mais fácil os dominadores do mundo derrubarem os EUA do que o povo polonês.

Marcelo Dantas (https://www.facebook.com/marcelo.dantas.961/posts/930137720444700)

Facebook, 23 de dezembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário