Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2017

Do e-mail como forma de estabelecer parcerias de longo prazo com os meus contatos

1) Se tiver de criar meu próprio público, então deverei formá-lo. E a única maneira de formá-lo é conversar com os meus leitores e responder suas dúvidas. É por esta razão que estou transferindo minha base operações da rede social para o e-mail.

2) Esta é a maneira que encontrei para estreitar meus laços com os leitores, ao mesmo tempo em que me afasto dos libertários-conservantistas, que não sabem usar a rede social com um bom propósito.

3.1) Uma das maneiras de se incutir a boa consciência numa pessoa é tirá-la da barafunda, já que a internet cria um estado de confusão em que muitos confundem a figura do conservador com a figura do conservantista, dado que o relativismo moral favorece a confusão da linguagem. Se tiver de puxar da memória o que vi no volume 19 da História Essencial da Filosofia, o uso do e-mail me permite compartilhar as digitalizações que faço para os meus leitores mais sérios, forçando-os a acompanharem o mesmo raciocínio que adoto, o que restaura, de certo modo, os tempos escolásticos - a diferença é que meus contatos estão dispersos no país inteiro ou mesmo na Lusitânia Dispersa, tomando outros lugares como um mesmo lar em Cristo que o Brasil, por força de Ourique, embora não tenham consciência disso.

3.2) Se a pessoa estiver na mesma cidade, então devo me encontrar com esta pessoa na minha paróquia, que é o único lugar onde eu posso ir para conhecer pessoas, pois o Centro Cultural Banco do Brasil fica na zona da confusão, toda vez que há quebra-quebra na ALERJ.

3.3) O professor Olavo fala que é preciso haver o encontro real de pessoas - e o único lugar para fazer isso, na minha atual circunstância, é na minha paróquia. Foi assim que conheci meu amigo Helleno De Carvalho - eu lidei com ele por muitos anos online, até o dia em que me converti ao catolicismo. Acredito que seja dessa forma que devo trazer as pessoas para mim.

4.1) Uma regra de ouro que aprendi pela experiência é nunca trazer para rede social pessoas que conheci na vida real - até porque não sei se estou lidando com um esquerdista. Além disso, eu percebo que muitas se escandalizam com a postura radical com a qual defendo a verdade - e não entendem esse radicalismo, a menos que sejam cultivadas para isso.

4.2.1) É para isso que os e-mails servem. Servem para lidar com gente real, cujo contato não se esgota com o bloqueio. Enfim, é preciso ser gente antes de atuar na rede social - e muitos não têm a dimensão exata do que isso significa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30, de dezembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário