Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2017

Referências bibliográficas para as mais de 2900 postagens que escrevi em meu blog


1) Um Mapa da Questão Nacional - ver o artigo Para onde vão as nações e o nacionalismo, de Katherine Verdery. Verdery cita a distinção entre nacionidade e nacionalidade, estabelecida por John Borneman

2) Belonging in the Two Berlins: kin, state, nation, de John Borneman. Ver o debate entre Borneman e Ernest Gellner sobre nationness, nas notas de fim do livro. É disto que trata o ponto 1

3) A Pátria Descoberta, de Gilberto de Mello Kujawski.

4) Portugueses e Brasileiros na Guiana Francesa, de Arthur Cezar Ferreira Reis.

5) Teoria Geral dos Descobrimentos Portugueses, de Jaime Cortesão.

6) Cosmópolis, de Danilo Zolo.

7) Direito Internacional, as preleções de Pasquale Stanislao Mancini. Mancini disse que devemos tomar o país como se fosse uma segunda religião. Ele é o criador do conceito de nacionalidade, enquanto vínculo jurídico com um Estado por força do nascimento.

8) O artigo Primeira Página de História do Brasil, que é da Revista Catolicismo, que é da TFP. Foi aqui que aprendi sobre Ourique.

9) A verdade como fundamento da liberdade: um tema de São João Paulo II, do Cardeal Avery Dulles.

10) Da natureza e dos limites do Poder Moderador, de Zacharias de Góes e Vasconcellos. Ver a introdução à obra feita por Pedro Calmon - foi dali que tirei o termo conservantismo. A distinção entre conservadorismo e conservantismo foi trabalho meu, seguindo a dica de estudar a linguagem, dada pelo professor Olavo de Carvalho.

11) Postagens dos meus contatos em que estão no meu mural de facebook. Algumas eu reproduzi em meu blog, mas a maioria não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário