Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Notas sobre comércio e comunitarismo

munus - encargo

communus - encargo distribuído a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Daí vem comunhão e comunidade, pois este encargo faz um país ser tomado como se fosse um lar, em Cristo.

commercio - communio mercio - comunhão de meios de troca.

1) Por sua natureza o bem comum implica não intervir nas trocas que são leais e pacíficas, fundadas na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.1) A comunhão de bens e serviços se dá em praça pública, feita por pessoas responsáveis, que tratarão ao outro como um espelho de seu próprio, uma vez que o cliente vê no carpinteiro o Cristo que sucedeu a São José Operário, dos 18, quando atingiu a maioridade, até cerca de 30 anos, quando assumiu seu ministério, sua missão salvífica.

2.2) Se Cristo foi carpinteiro, ele também foi consumidor, pois comprava coisas de modo a manter o sustento da família.

2.3) Se Cristo é Deus e pode ser visto em todas as coisas virtuosas, então Ele pode ser médico, juiz, Senhor dos Exércitos, exorcista.

2.4) Se Cristo é Deus e é onipotente e onissapiente, então Ele pode exercer bem qualquer profissão e isso para Ele não é impossível. Ele pode ser escritor, advogado, engenheiro. Ele é capaz de exercer profissões que neste tempo presente não conhecemos e que podem vir a surgir no futuro. Por isso que não podemos fazer sola scriptura neste ponto, a ponto de limitar a onipotência, a onissapiência e a onipresença divina. Afinal, o Todo é maior do que a soma das partes - e isso vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário