Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2017

O eufemismo faz uma mentira repetida tornar-se uma verdade


1) Aquele que vive a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus vive na raiz daquilo que foi dito e ensinado por Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, ser radical é uma honra - por isso que somos intolerantes com todos aqueles que conservam o que é conveniente e dissociado da verdade.

2) A palavra não pode ser servida de maneira vazia. E uma dessas formas de servir uma palavra vazia se dá no eufemismo. O conservadorismo não pode ser chamado de eufemismo de conservantismo e nem o liberalismo pode ser chamado de eufemismo de libertarismo, assim como o liberal-conservador não pode servir-se de eufemismo de libertário-conservantista, uma que a pessoa não passará de uma mera caricatura, a ponto de o Cristianismo se reduzir a uma mera falsidade.

3) Do eufemismo sistemático, o falso tende a se confundir com o verdadeiro, a ponto de ser quase um sinônimo. E quanto menos dominarmos as nuances da linguagem, menos conheceremos a verdade, assim como tenderemos a conservar cada vez mais o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de sermos induzidos ao erro por parte das gerações que nos antecederam - no caso, a geração dos nossos pais e avôs.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário