Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Notas sobre a natureza da ética católica em mercado pessoal e impessoal

1) Quando se trabalha numa economia de mercado impessoal, você vai ter de desenvolver firmeza de caráter, posto que você terá de lidar com o mundo, com o diabo e com a carne. No mercado impessoal, a riqueza é sinal de predestinação. Se Santo Agostinho disse que algo bom pode advir de uma circunstância desfavorável, pelo menos essa firmeza de caráter é benéfica, num cenário de ética protestante e espírito de capitalismo.

2.1) Quando se trabalha numa de economia de mercado pessoal, em que eu presto serviço a quem vive a vida na conformidade com o Todo que Deus, a todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a cordialidade e a urbanidade tendem a ser mais desenvolvidas. Não preciso lidar com o mundo, com o diabo e a carne, embora isso eventualmente ocorra, por parte de todo aquele que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade. E neste caso a firmeza de caráter é usada como um chicote da mesma forma que Jesus fez ao expulsar os vendilhões do templo, esses mesmos vendilhões que implementaram a ética protestante e o espírito de capitalismo.

3) Ambas são formas de defesa.

3.1) A primeira se dá pela resistência a uma ordem fundada no pecado, já que viver nela é ato heróico, é martírio.

3.2) A segunda já é legítima defesa organizada - e numa ordem de Aliança do Altar com o Trono, combater essa ética e ordem econômica decorrentse do conservantismo é dever de Estado, fundado no fato de se tomar o país como um lar em Cristo, dado que é uma conduta herética, posto que edifica heresia política e econômica. E é justamente essa heresia política e econômica centrada no comportamento ganancioso que deve ser condenada, já que esse estilo de vida usurário, argentário é um crime, como o curandeirismo ou o rufianismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário