Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2017

Notas sobre a natureza da oferta perdida e eventualmente encontrada em solo santo, paroquial

1) No 3º Domingo do Tempo Comum do ano litúrgico de 2017, eu encontrei uma moedinha de 10 centavos bem debaixo do banco da paróquia.

2) Quando eu guardei a moeda na carteira, veio-me a voz de um anjo de Deus (a voz interior que me conhece, tal como o Professor Olavo fala), que me disse isto: "José, esta moeda era parte da oferta de um paroquiano que acabou se perdendo. Faça o seguinte favor: seja o longa manus desse ofertante - e aí Deus verá a sua bondade. Este tipo de representação na oferta perdida é também conforme o Todo que vem de Deus".

3.1) Segui o conselho do anjo. Dei a moeda que encontrei e ela agora vai ajudar no trabalho evangelizador da Igreja.

3.2) Eis aí a verdadeira dimensão do governo de representação - aquele que encontra uma moeda perdida na paróquia serve de longa manus do ofertante que perdeu a moeda. Você não só restaura o que foi perdido como também esse ato de restauração pode fazer com que essa oferta alheia seja dada como se fosse própria. Além de honestidade, é solidariedade orgânica, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário