Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2017

Notas sobre a lógica do comércio

1) Rotas comerciais a longa distância tendem a operar mais ou menos dentro dos mesmos fundamentos da lógica aristotélica: a premissa maior tende a se conectar a uma premissa menor por meio de uma premissa média, que serve de intermédio entre uma coisa e outra, de modo que um discurso faça sentido.

2) Geralmente cidades menores guardam uma relação de lealdade com as cidades maiores, tal como um filho em relação a sua mãe. Pois é a partir da educação, da tutela materna que vem a autonomia necessária de modo a que uma cidade menor se torne uma cidade grande por direito próprio.

3) Cidades-mãe, por conta de seu longo tempo de existência, possuem rotas comerciais definidas com outras cidades. Partindo de rotas comerciais existentes, conhecidas, as cidades novas começam servir a cidades de outras regiões por meio dessas mesmas rotas, já que a cidade-mãe serve de entreposto comercial, como premissa média que liga a premissa menor (cidade-satélite) e à premissa maior (uma grande cidade de outro estado ou de outro país, de modo a que a rota comercial seja a mais lucrativa possível).

4) Se a lógica dá cadência ao discurso, então o comércio se opera dentro dessa mesma lógica; se a gramática é a construção material da linguagem, tal como diz Dante, então o desenvolvimento de uma civilização se dá pelo comércio, uma vez que o comércio é também gramática das civilizações, tal como diz Braudel.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário