Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Notas sobre namoro católico num ambiente de rede social


1) Na poligamia, o homem tem muitas mulheres porque a mulher é reduzida a uma coisa, a uma propriedade do marido. E sobre esta propriedade, ele tem o direito de usar, gozar e dispor - e na disposição o proprietário tem o direito de destruir a coisa - o que implica poder de vida e de morte. E isso é bárbaro - como o islamismo concebe poligamia e escravidão como direitos, então isso é uma barbárie que deve ser destruída, uma vez que islamismo não é religião, mas um sistema global de dominação.

2.1) No Cristianismo, a mulher é um sujeito muito amado por Deus - como derivou de uma costela de Adão, recebe o mesmo amor que é dado a Adão, embora sua função neste mundo seja muito diferente da de Adão.

2.2) Quando um homem encontra muitas mulheres que parecem ser virtuosas pelo caminho e não sabe qual delas é a mais virtuosa para ele, ele terá que fazer uma acareação - e nessa acareação, as mulheres vão ter que competir umas com as outras não com o intuito de se odiarem, mas de cooperarem com o homem amado de modo a revelar quais são as suas verdadeiras qualidades, de modo a que o homem possa fazer a melhor escolha. Um homem virtuoso sempre escolhe uma mulher virtuosa, seja por conta de ser uma cristã devota, uma boa dona de casa ou porque ela é muito trabalhadora e prestativa.

2.3.1) Antes do advento da rede social, essa escolha era escassa - e se resumia a uma só mulher, a única mulher possível dentre um oceano de gente sem caráter. Era um tipo de malminorismo.

2.3.2) Nos tempos online, você encontra uma infinidade de gente aparentemente virtuosa dispersa pelo país e pelo mundo afora. Fica mais difícil escolher - e a solução é escolher a mais adequada para o seu jeito de ser.

2.3.3) Como o Olavo fala, a mulher virtuosa é a síntese de todas as outras que você conheceu ao longo de uma vida - e por ser síntese, você consegue amá-la de forma muito mais profunda, pois suas virtudes superam todos os seus defeitos, que são leves e suportáveis, perto daquilo que você já encontrou antes.

3.1) Assim como há dinâmica de grupo dentro do mercado de trabalho, há dinâmica de grupo dentro do mercado moral. E essa dinâmica de grupo se chama acareação - ou seja, confrontar A e B de modo a saber melhor quem é A e B e escolher quem é mais virtuoso, dentre esses dois. É uma forma de justiça, pois quando há diversidade de opiniões sobre o mesmo assunto você precisa confrontar os fatos de modo a que a verdade surja à tona. Quando se trata de gente aparentemente virtuosa, a que melhor te tratar como marido virá à tona. É como uma maiêutica, um parto da alma.

3.2) Isso é uma forma de seleção justa, pois você não sabe quem é quem - e isso é uma forma de produzir uma informação relevante e em massa. Afinal, uma informação precisa ser produzida quando se tem muitas mulheres aparentemente virtuosas e não se sabe qual dentre elas vai ser a escolhida, por ser a encarnação da verdade, em Cristo. É uma forma de tirar o véu da ignorância - confrontando, a verdade virá à tona.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário