Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Da necessidade de ser uma criança espiritual, quando se estuda a Doutrina Social da Igreja e o nacionismo


1) Para se estudar a Doutrina Social da Igreja, o distributivismo e o nacionismo, você precisa ser uma criança espiritual, como diz a Santa Terezinha do Menino Jesus.

2) Com a ajuda do Espírito Santo, que é o seu guia nestes estudos que levam à conformidade com o Todo que vem de Deus, você consegue o estado de ânimo e a pureza necessária para se chegar a um raciocínio que as crianças naturalmente chegam, com a vantagem de que você viu, enquanto adulto, aquilo que não é bom e que não presta. E isso que não é bom e que não presta não pode ser conservado, dado que edifica liberdade para o nada, fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.1) Para uma criança melhor compreender o adulto, o adulto precisa voltar a ser uma criança, espiritualmente falando. 

3.2) Quando se entra no mundo das crianças, ali não tem o mundo, o diabo e a carne - por isso que você pode estudar essas coisas sem correr o risco de ser derrubado por todos aqueles que conservam o que é conveniente e dissociado da verdade: a ética protestante e e o espírito do capitalismo, que nega aquilo que vem de Cristo: a verdade, a base da caridade, da amizade e da fraternidade - como esta ordem é conforme o Todo que vem de Deus e se dirige a todos os homens, ela é universal, pois decorre de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário