Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Por que sistematizar um trabalho como o meu é tão difícil?

1) Quando digo que a parte mais difícil do meu trabalho é a sistematização, eu não estou brincando.

2.1) É como um quebra-cabeça cuja montagem leva a múltiplos caminhos possíveis.

2.2) Por isso, os livros que vou publicar são as possíveis montagens desse quebra-cabeça cujas peças o Espírito Santo me deu pra montar - como Ele é Deus e sopra onde quer, então o critério cronológico não é o melhor critério para se organizar o trabalho. A conformidade com o Todo que vem de Deus pede o senso da eternidade e é por meio dele que preciso ordenar as coisas com paciência, sem pressa e sem nenhum tipo de vaidade, fundada no fato de se conservar o que é o conveniente e dissociado da verdade.

2.3.1) Não se assustem com o fato de eu repetir artigos numa composição A e numa composição B.

2.3.2) Dependendo do arranjo, eles dão um determinado sentido, visto que um livro é um sistema e pede uma determinada forma de leitura, coisa que pode levar a múltiplos caminhos, caminhos esses que decorrem do verbo que se fez carne e que nos mandou servir a Ele em terras distantes, tal como se deu em Ourique.

3.1) O tema do nacionismo é um verdadeiro vespeiro - poucos têm coragem de estudá-lo, mas sempre haverá alguém que o faça.

3.2.1) Você precisaria estudar muito o trabalho do Borneman, o trabalho do Kujawski e estudar muito a história de Portugal junto com a do Brasil de modo a descobrir a razão pela qual você deve tomar o país como um lar em Cristo, pois a historiografia nacional falseou e muito as coisas a ponto de fomentar má consciência em muitos - às vezes, você precisará tomar dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo de modo a completar os seus sentidos, tal como fiz com a Polônia e com os EUA.

3.2.2) Se eu nasci aqui, então deve haver alguma boa razão para que Deus tenha me enviado a esta terra - e você precisa fazer isto que eu venho tentando fazer: encontrar essa conexão de sentido da melhor forma possível de modo a me comprometer com esta terra e servir a ela de tal maneira que os agraciados pelos meus serviços me retribuam o favor prestado, uma vez que a gratidão estabelece o senso de integração entre as pessoas e promove o senso de responsabilidade nelas, a ponto de que devemos amar e rejeitar a mesmas tendo por Cristo fundamento, antes que essa terra seja definitivamente tomada pelos islâmicos, nossos eternos inimigos.

3.2.3) E isso vai bem naquilo que Santo Tomás de Aquino disse: sirva ordem que a ordem bem te servirá, pois o fundamento é o idem velle, idem nolle.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário