Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

De que modo uma família estruturada favorece o senso de se tomar múltiplos países como um mesmo lar em Cristo?

1) Admitindo que conhecesse a tradição pomerana do lado paterno e os costumes de Trás-os-Montes e dos Açores do lado materno, então a tradição a ser herdada pelos meus filhos seria ainda mais rica, se eu me casasse com uma polonesa ou com uma descendente de poloneses, a ponto de meus filhos terem o direito de votar e serem votados para o Parlamento local, por força do conflito positivo e sucessivo de nacionalidades. Por conta disso, eles teriam uma cruz de chumbo a carregar, dada a enorme responsabilidade que é tomar tantos países como um mesmo lar em Cristo.

2.1) Se minha família fosse estruturada, eu teria tripla nacionalidade, a ponto de ter que tomar três países como um mesmo lar em conjunto, tendo por Cristo fundamento. Dessa forma, saberia muito mais sobre política e história de três países, a ponto de discutir com alemães e portugueses a política local tanto quanto o Brasil.

2.2.1) Muitas pessoas no Brasil têm isso - por terem nascido no Brasil e serem de origem portuguesa e italiana -, mas não percebem a dimensão do que isso representa.

2.2.2) De certo modo, a cultura do nacionalismo e o desconhecimento da história de Portugal reduziu e muito o horizonte de consciência dessa gente, a ponto de se tornarem apátridas sem perceberem.

3.1) Se fosse casado com uma polonesa, meu filho teria que tomar os 4 em conjunto: os 3 do meu lado e a Polônia, do lado da mãe. Ou seja, quanto mais poderes de votar e ser votado em múltiplos países, maior a responsabilidade de criar pontes, visto que a necessidade de conservar a dor é ainda maior, dado que meu filho também seria herdeiro da missão de servir a Cristo em terras distantes.

3.2) Como o Brasil é cheio de descendentes de imigrantes, eis a multiplicidade de universos que podem ser criados por conta de se tomar dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo. Isso faria com que a missão de servir a Cristo em terras distantes se estendesse ao mundo inteiro, por conta de haver um verdadeiro reinado social de Cristo-Rei a partir do direito de sangue (jus sanguinis), o que faria da Lusitânia Dispersa um espelho de Portugal no mundo inteiro, o que faria com que a missão fosse cumprida integralmente à risca.

3.3) Isso só confirma a tese de que Portugal guardou o dogma da fé. tanto é verdade que fui capaz de destilar isso que ocorreu em Ourique em teoria e filosofia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário