1) Ao longo das minhas andanças, eu vi muitas postagens sobre Estado-mercado. Esse termo e o termo estadística me levaram a comprar o livro de Philip Bobbitt, intitulado A Guerra e A Paz no Estado Moderno. Cheguei a escrever alguns artigos a respeito do Estado-mercado dentro do contexto de servir a Cristo em distantes por força de Ourique, por força dessa missionação.
2) Depois de muito refletir sobre o tema, chego a conclusão de que o verdadeiro Estado-mercado se apóia sobre uma trindade, uma vez que o Estado, submetido aos ensinamentos da Igreja, acaba aperfeiçoando a liberdade de tal maneira que o mercado seja um lugar de encontro onde a santificação através do trabalho seja promovida como sendo a verdadeira liberdade, a razão de ser que faz as pessoas tomarem o país como um lar em Cristo, posto que as pessoas são livres em Cristo, por Cristo e para Cristo, já que Ele é a verdade em pessoa - e como vemos Cristo constantemente nas pessoas, aí surge o senso de confiança e o dever de agir com lealdade para com o verbo que fez carne, a ponto de este fazer santa habitação em nós através da Santa Eucaristia.
3) Isso só confirma o argumento de que a trindade é a base da política organizada, enquanto força promotora da caridade.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2019 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário