Pesquisar este blog

sábado, 19 de agosto de 2017

O sucesso é uma porta estreita; o fracasso é uma porta larga mascarada pelo aparente sucesso financeiro, pelo dinheiro fácil

1.1) Nas atuais circunstâncias, escrever uma postagem séria e conseguir 30 likes já é sucesso. E num público pequeno, com número de capela, já é sucesso absoluto de público e crítica.

1.2) Por outro lado, escrever uma tolice e conseguir milhares de likes é sinal de fracasso, muito embora aparente sucesso financeiro.

2.1) Afinal, o conhecimento, coisa que nos prepara para a conformidade com o Todo que vem de Deus, é uma porta estreita; a pessoa que se prepara para a virtude precisa aprender a ser gente, já que a busca pela salvação é coisa séria - por isso mesmo, uma porta estreita que nos leva à pátria definitiva, que se dá no Céu.

2.2) A diversão, que dispersa almas de modo a buscarem as coisas fundadas na liberdade para o nada, leva à porta larga, a qual conduz para o fogo eterno. Por isso mesmo, a dispersão se dá pela tolice, cuja causa se dá no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade.

3.1) Por isso mesmo, o apostolado do recreio pede que se alie a busca do saber com o bom humor. E neste ponto as artes ajudam - principalmente as artes eletrônicas.

3.2) Costumo estar sempre jogando jogos de estratégia - além de aprender mais sobre história, eu me divirto. E quando me divirto, eu fico feliz - e feliz porque fiz algo que me era útil, pois jogar é parte do meu trabalho, pois me prepara para escrever.

3.3.1) Afinal, o que há em Brasília é de uma pobreza sem fim - e ver o Rio de cima é um desgosto profundo, sem falar que também sinto desgosto quando estou do lado de fora de casa.

3.3.2) Por isso, passo o dia jogando, quando não há nada de relevante para falar ou quando a situação em Brasília anda tão revoltante a ponto de me fazer muito mal, muito irado, pois não posso, por força das circunstâncias, meter uma bala na cabeça do Lula como eu gostaria.

3.3.3.1) O máximo que posso fazer é escrever e falar as coisas a quem pode me ouvir - e os que podem me ouvir são poucos, pois os jumentos, os ineptos, são muitos. Cada pessoa que me acompanha e passa a colaborar comigo financeiramente já é uma vitória pessoal.

3.3.3.2) Por isso que vou à Igreja todos os domingos para agradecer a Deus por essas coisas, pois mais leitores representam mais dádivas. E se muito me é dado, muito me será cobrado. Por isso, não posso me envaidecer. Devo continuar escrevendo da forma como escrevo e as coisas terminarão bem.

3.3.3.3) Afinal, o país precisa dos homens de letras - e estou fazendo meu trabalho da melhor maneira possível.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2017 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário