Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Notas sobre os três níveis de leitura que podem ser feitas

1) Existem três níveis de leitura: a leitura com o objetivo de aprender, a leitura com o objetivo de avaliar o valor de um determinado conteúdo existente num livro e a leitura com o objetivo de mostrar e comprovar que os fatos que você investiga são, de fato, verdadeiros.

2) Quando você está aprendendo gramática, lógica e retórica, o trivial, você está assimilando formas e conteúdos clássicos. Clássicos não só porque isso é comum a todos os homens, mas também porque as verdades ditas e ensinadas nos livros que estamos estudando são as mesmas desde o tempo em que foram escritas. E por serem as mesmas, são eternas e universais, pois sobreviveram ao teste do tempo e aos particularismos de cada época.

3.1) A segunda leitura está no momento em que você empreende e passa a servir a outros homens de modo a fazer o país ser tomado como se fosse um lar em Cristo. E neste ponto, o saber é fundamental - e isso pede que você já tenha provado as coisas da mesma forma que os seus antecessores, a ponto de amar e a rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

3.2) Um bom livro sempre produzirá muitos frutos nas pessoas, a ponto de distribuir consciência reta, fé reta e vida reta nas pessoas - e como o diálogo entre autor e leitor tende a permanecer no tempo, essa pesca de homens tenderá a ser eterna, clássica.

3.3) Um mau livro produz exatamente o contrário, pois edifica má consciência nas pessoas. Do conjunto de idéias pensadas de modo a se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, nós temos uma ideologia. E toda ideologia busca ser um instrumento para a tomada do poder, uma vez que já é lugar comum pensar que o poder está acima da sociedade, quando, na verdade, a base do poder está distribuída na sociedade através de três ações: usar, gozar e dispor de alguma coisa que te pertence por direito.

4.1) A leitura com o objetivo de confirmar as coisas que você anda investigando pede que você tenha provado antes o sabor de todas as coisas que os te antecederam e a capacidade de avaliar se um livro adotado para estudo é bom para sua pesquisa ou não - e é nisso que se respalda toda a autoridade que liga e desliga as coisas de modo a criar uma ponte entre a Terra e o Céu.

4.2) Por isso, como servidor da verdade fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, você precisa estar a par de todas as boas obras no mercado editorial e orientar a quem pede sua ajuda a seguir o mesmo caminho que você na busca pelo conhecimento. Além disso, você precisa estar a par do que as obras ruins ensinam de modo a denunciar o que é malévolo a quem desconhece o assunto - e se você for uma pessoa confiável, elas passarão a evitar ler essas obras, o que as impedirá de serem contaminadas pelo conteúdo nefasto que há nelas.

4.3) Não é à toa que este tipo de leitura é que faz do sacerdote um intelectual por excelência - afinal, conhecimento sem sabedoria só faz as pessoas conservarem o que é conveniente e dissociado da verdade. E isso é uma gnose, um fechamento do mundo para a realidade, a ponto de a alma se sentir presa a um corpo que não é seu - e é neste ponto que as pessoas buscam liberdade fora da liberdade em Cristo, que é o que move o conservantismo, na sua modalidade mais insensata.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário