Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2016

Sobre o voto censitário

1) Se a pessoa tem renda que decorre de trabalho, isso é sintoma de responsabilidade. E quanto maior a renda decorrente do trabalho, maior a responsabilidade de se fazer uma boa escolha. Por isso que o sufrágio era restrito - se fosse universalizado, a escolha irresponsável era certa.

2) Quando se faz uma má escolha, a renda per capita da população cai. E um dos sintomas de progresso material da população e de sua liberdade está na renda per capita.

3) O problema do voto censitário está quando o grosso da renda está concentrado em poucas mãos, quando o poder de usar, gozar e dispor é dominado e concentrado por todos aqueles que amam mais o dinheiro do que a Jesus Cristo. Além disso, há um outro problema: a política se reduzirá a aspectos econômicos - os aspectos morais deixarão de ser levados em conta, uma vez que há na sociedade a falsa noção de que a fraternidade universal inexiste e que a riqueza é um sinal de predestinação, de virtude, o que certamente prepara o caminho para o comunismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário