Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2016

Notas sobre três perfis de principado

1) Há príncipes com vocação para serem excelentes generais. (D. Pedro I)

2) Há príncipes com habilidades intelectuais tão notórias que dão excelentes juízes e pais da pátria. (D. Pedro II)

3) E há os príncipes pios que dizem sim a Cristo, levando povos inteiros sob sua proteção a dizerem sim a Ele. (D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal).

4) Os perfis dos príncipes são vários, pois os príncipes que tivemos tinham personalidades diferentes, pois eram pessoas diferentes que exerceram ao longo da história papéis diferentes, em função de seus dons e do modo como responderam às circunstâncias de seus respectivos tempos, em Cristo. É por isso que um rei tinha que ter muitos filhos para colaborar com os planos de Deus - a exemplo do grande número de cardeais passíveis da escolha divina, a existência de muitos príncipes nos permite antever que nunca faltará a vocação justa e adequada para um dado momento do reino.

5) Mas o que importa, para a estabilidade da monarquia, é que o papel inspiracional do monarca seja bem desempenhado. E bem desempenhado sistematicamente, ao longo do tempo e das gerações. Quando o papel inspiracional é bem desempenhado, isso supre as deficiências dos príncipes nos outros papéis onde eles não são tão bons.

6) Quando o príncipe é um bom exemplo de modo a se tomar o país como um lar, não faltará gente para representá-lo e supri-lo onde ele mesmo não tem habilidade. Logo, os inspirados atuam como longa manus dos príncipes nos setores onde eles são mais fracos: e as vitórias dos substitutos são também vitórias dos próprios príncipes, que deram causa para que o país vencesse uma guerra, em Cristo.

7) O ideal é que todo príncipe fosse perfeito. Mas a perfeição não é algo que Deus deu aos homens, marcados pelo pecado original. O príncipe perfeito é aquele que desempenha brilhantemente estes três papéis. Mas isso é algo muito raro. Só em momentos muito especiais na História que Deus manda esses gênios especiais para reger a pátria, nesses três perfis.

8) Quando um rei rege nesses três aspectos e é conforme o todo de Deus, ele é um santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário