Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Notas sobre empreendimento voltado à conformidade com o Todo que vem de Deus

1) Se servir a Cristo em terras distantes pressupõe atividade organizada de modo a executar um nobre propósito, assim determinado pelo Crucificado de Ourique, isso implica Aliança do Altar com o Trono de tal modo a que façam uma empresa em comum. Essa empresa pressupõe uma atividade espiritual, econômica, militar e politicamente organizada. O sucesso dessa empreitada leva à consagração de Portugal - este pequeno país da Europa Ocidental - a ser contado como uma das maiores nações no Reino dos Céus, pois os últimos, os menores, serão os primeiros, os maiores, ao regerem povos inteiros servindo com base na palavra de Deus, pois Cristo quis também formar um império n'Ele fundado.

2) Toda a história da formação do mundo português como um todo é um feito de empresa voltado à conformidade com o Todo que vem de Deus. Há reveses, é verdade, mas só o fato de encararem o mar mostra a importância da palavra de Deus para tão nobre e arriscado propósito. Isso requer coragem e muita determinação, causa de santidade. No meu entender, é a novela de cavalaria definitiva, em forma de civilização.

3) Se aprender pressupõe apreender a coisa, de modo a extrair o que é dela essencial, então empreender pressupõe prender-se na própria coisa por conta de um chamado, de  uma vocação. Por isso que ser navegante do Império Português era um sacerdócio, pois acessório segue a sorte do principal.

4) Cristo viu que esse trabalho era bom - e por conta das promessas que fez à Santa Faustina Kowalska, Ele colocou São João Paulo II para ser timoneiro da Arca de São Pedro, de modo a servir a Cristo em terras distantes e restaurar o que se perdeu por conta da mentalidade revolucionária - incluindo a civilização que foi edificada por conta de Ourique, que começou a decair por conta da Revolução Liberal do Porto.

5) Meu padrinho, que foi ordenado padre por esse Santo, assistiu a uma palestra sobre empreendimento religioso em Maceió. Ele não entrou em detalhes sobre isso, mas fico imaginando as coisas fantásticas que deve ter ouvido - faço isso tomando por base o que sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário