Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Notas sobre determinismo geográfico

1) Se a palavra de Cristo abrange a Terra inteira, então o país para ser tomado como se fosse um lar, não deve se prender a um determinismo geográfico - ele deve se dispersar de modo a que possa explorar as realidades locais e reter o que é bom, de modo a que sua própria cultura, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, possa se aperfeiçoar.

2) Todo país, para ser tomado como se fosse um lar, deve servir a Cristo em terras distantes e deve conservar o que é conveniente e sensato, por se fundar na verdade. 

3) Se o país ficar preso ao determinismo geográfico, então o clima, o lugar, a organização política, a ação humana adaptada para as circunstâncias do lugar serão tomadas como se religião fossem - e competirão de tal forma a destruir e relativizar a fé verdadeira, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. 

4) O conceito de nação não abrange um povo, mas vários povos que abraçaram a fé verdadeira, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. A herança de Israel foi distribuída também aos pagãos. Onde a palavra de Deus for conhecida e observada, o senso de tomar aquele lugar como se fosse um lar é uma possibilidade que merece ser explorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário