Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Sobre a necessidade de as universidades voltarem a ser o que eram, quando foram criadas pela Igreja Católica

1) De que adianta falar que a universidade amplia os horizontes, quando nós vemos nela oficina de siririca, desprezo pelos clássicos e os laboratórios e as bibliotecas se reduzirem a uma boca de fumo? Tal defesa é insincera e fora da realidade.

2.1 Quero uma universidade comprometida com o saber, coisa que aponta para a conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.2.1) É preciso que faça um renascimento das universidades, tal como foram criadas, na Idade Média. É preciso que universidades que formem pessoas para servirem a Cristo em suas comunidades - pois elas servem de escada para servir a Cristo em terras distantes, tal como se deu em Ourique.

2.2.2) Se a função é ampliar os horizontes, então não é papel da universidade fabricar diplomas, embora possam ser dados por mérito, se houve uma pessoa entre nós que imitou a Cristo, por ser a verdade em pessoa, a sabedoria por excelência.

3.1) As empresas precisam mudar suas políticas de contratação. É preciso punir as empresas que contratam pelo currículo e que demitem pelo caráter, pois elas estão promovendo a política da impessoalidade, uma vez que estão fazendo da riqueza sinal de salvação.

3.2.1) É preciso contratar gente por força de sua integridade moral - e a preparação profissional pode ser feita pela empresa. É investindo no empregado de modo que possa representar a empresa em terras distantes que se vai criando uma política de lealdade, de forma que este tomará a empresa como uma extensão de sua casa, a ponto de colocar seus filhos como seus sucessores de seu posto, uma vez que é de um empregado fiel que temos um sócio perfeito para a empresa, pois este tomará seu empregador como um pai, já que a empresa deve ser tomada como uma família. Essa mudança só pode ocorrer se houver um renascimento das universidades nessa direção.

3.2.2) Como as empresas são muito associadas às universidades, então essa mudança é acessório que se segue a sorte do principal - no caso, a busca pela verdade, coisa que se dá na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário