Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Notas sobre uma lição que podemos tirar dos romances policiais

1) Quando você busca o conhecimento disperso, você tende a acumular informações. E quanto mais informações você tiver, a tendência é você acabar se intrometendo em questões que não lhe dizem respeito ou que são espinhosas demais para um determinado indivíduo, tal como vemos em histórias de detetives.

2) As histórias de detetives escritas por Chesterton e outros autores de romances policiais apontam muito para o perigo de concentrar muito poder em poucas mãos, principalmente no tocante ao acúmulo de muitas informações que se encontram dispersas na sociedade. Se esse acúmulo não tiver um limite, você acabará invadindo a intimidade alheia, a ponto de fazer chantagens e extorsões.

3.1) O Estado tomado como religião acabará pervertendo a ordem social fundada na confiança, quando manda seus agentes de modo a colher informações que não aquelas de modo a solucionar um determinado crime.

3.2) Se isso ocorrer, o princípio constitucional da honra, da vida privada e da intimidade será servido com fins vazios, fazendo o país cair num totalitarismo tremendo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário