Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O evangelho português fundado em Ourique é a liturgia adequada para o Brasil ser tomado como um lar em Cristo

1.1) Se para a liberdade política é preciso uma liturgia adequada, então a vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus necessita que as pessoas sejam livres em Cristo, por Cristo e para Cristo, uma vez que Ele é a verdade em pessoa.

1.2) Como Ele deu a vida para nos salvar, então Ele instituiu um memorial, a eucaristia. É por meio dela que aprendemos a conservar a dor em Cristo a ponto conservar o que é conveniente e sensato de modo que isso nos aperfeiçoe no senso de amar e rejeitar as coisas tendo por Ele fundamento.

1.3) Esta é, portanto, a liturgia adequada de modo que os países sejam tomados como um lar em Cristo e não como se fossem religião, em que tudo está no Estado e nada pode estar fora dele ou contra ele.

2.1) Quando veio a Revolução Francesa e com ela o pensamento liberal e maçônico, a lei escrita pretendeu substituir a lei que se dá na carne de cada um de nós pela lei positiva.

2.2.1) As sucessivas eras de nacionalismo e de salvacionismo denunciam que esta não é a liturgia adequada para os nossos tempos, uma vez que o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Nosso Senhor Jesus Cristo, é a medida de todas as coisas. Toda pretensão de substitui-Lo será infrutífera.

2.2.2) A maior prova disso é que o Pai da Imperatriz Leopoldina disse a D. Pedro I para não se preocupar em fazer uma nova constituição para o país, uma vez que o senso de servir a Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique é a razão de ser todas as coisas que fazem o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves como um lar em Cristo - e isso já basta.

2.2.3) Mas não é isso o que ocorreu - D. Pedro e José Bonifácio separaram o Brasil de Portugal, inventando a falsa alegação de que o Brasil foi uma colônia. Já estamos entrando na oitava constituição - e o que podemos perceber é que esta liturgia decorrente da secessão é inadequada.

3) Acho que seria melhor voltarmos a ser parte do Reino Unido e honrar as nossas origens, nosso mitologema, nossa razão de ser.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2018.

Postagens relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/09/toda-libertacao-politica-necessita-de.html

Paulo Manuel Sendim Aires Pereira:  O pior não é isso! Eles recusaram as decisões de uma constituinte eleita democraticamente por todo o império.

O problema seria que os portugueses estavam dominando e subjugando o Brasil. Tudo bem! Mas depois de fazer uma constituinte só com brasileiros também a recusaram e impuseram uma constituinte eles próprios. Trata-se daquele princípio: "Sou democrata desde que o povo pense como eu!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário