Pesquisar este blog

domingo, 23 de setembro de 2018

Notas sobre a Polônia como a medida de muitas coisas, aqui no Brasil

1) Alguns dizem que polonês não é uma língua importante. 

2) No entanto, 50 milhões de habitantes falam este idioma, que é o segundo mais importante idioma dentre as línguas eslavas. Isso dá um quarto da população do Brasil.

3) Nós temos 120 milhões de eleitores. Para se eleger um presidente, você precisa ter uma Polônia de votos e mais um pouco.

4) O polonês é a língua de São João Paulo II e a Polônia, segundo meu padrinho, é o único pais do mundo cristão onde a abstenção de comer carne às sextas é cumprida à risca. O catolicismo lá é levado tão a sério que podemos dizer que a Polônia é atualmente a maior nação cristã do mundo. Pode não ser em quantitativo de pessoas que se declaram católicas, mas certamente é a que tem mais gente fiel a Jesus Cristo, a ponto de fazê-lo seu Rei. Só uma nação pode ser comparada à Polônia de hoje: Portugal, Brasil e Algarves.

5.1) Para muitos, o português não é muito importante - e isto é próprio da mentalidade americanófila. Muitos dos que nasceram nesta terra dizem que o polonês não é importante justamente por força dessa influência americanófila, que coloniza o imaginário dessa gente. Não é à toa que essa gente - que apenas nasceu no Brasil biologicamente falando, mas que vive conservando o que é conveniente e dissociado da verdade - não vê o que deve ser visto e terminará sendo desterrada.

5.2) Os EUA podem sucumbir, mas a Polônia resistirá porque é forte - e isso não pode ser subestimado. E aprender a língua de um povo forte é honrá-lo a ponto de tomar a Polônia como um mesmo lar em Cristo junto com o Brasil, enquanto parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário