Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O que me levou a escrever o artigo de hoje?

1) Meu pai certa ocasião estava lendo Samuel 8, a respeito da instituição da monarquia em Israel. Como meu pai foi criado num meio protestante, foi aí que percebi que a sola scriptura acaba levando uma parcela significativa dos que nasceram aqui à apatria.

2.1) Há uma cristologia em Ourique que está muito além daquela que está na Bíblia - e foi isso que me levou a escrever um artigo denunciando o fato de que não é possível aprender nada sobre a verdadeira História do Brasil, se você for partidário da sola scriptura.

2.2) A própria História do Brasil por força daquilo que decorreu em Ourique, que é servir a Cristo em terras distantes, é uma Cristologia, pois o Crucificado de Ourique revelou a D. Afonso Henriques que Ele é construtor e destruidor de impérios. Como Cristo quis construir um Império de modo que seu Santo Nome fosse publicado entre as nações mais estranhas em terras muito distantes, então uma nação foi fundada para servir a Cristo neste fundamento, sob a égide da Santa Cruz.

3.1) Quando D. Pedro I e José Bonifácio separam o Brasil de Portugal, eles acabam tirando Cristo do centro desta terra. 

3.2) O Defensor Perpétuo do Brasil acabou se tornando o centro desta terra, a ponto de tudo estar nas mãos dele e nada pode estar fora dele ou contra ele, tal como o Rei de Israel, nesta passagem da Bíblia que meu pai estava lendo.

4.1) O Professor Loryel Rocha afirmou que a monarquia foi um estado de transição que levou a esta república. 

4.2) O imperador foi substituído pela figura do Exército, que passou a exercer o Poder Moderador em seu lugar. E o pai da porcaria foi Ruy Barbosa. Sempre que os oligarcas e os populistas brigam , as forças armadas são obrigadas a intervir. E a cada intervenção, o desenho do Estado era refeito. E este desenho foi refeito 7 vezes, uma vez a cada 30 anos em média.
4.3) Desde 1822, com o domínio dos maçons, o que tem havido foi o avanço das fés heréticas aqui, através do relativismo moral promovido pelo liberalismo, que passou a copiar a liberdade dos americanos a ponto de uma ilusão de ordem livre, um arremedo de civilização que só enfraqueceu a fé católica por aqui. 

4.4) Quanto mais a falsa história de que o Brasil foi colônia de Portugal era contada, mais a gente esquecia o senso de conformidade com o Todo vem de Deus. A maior prova disso é o que o nosso presente parece não ter conexão com o transcendente, com aquele passado glorioso. É como se Deus tivesse morrido.

5) Era assim como me sentia, quando estudava História do Brasil sem ter estudado a História de Portugal antes. Foi diante disso que aconteceu aqui em casa que me levou a meditar sobre isso hoje.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário