Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2018

Se a principal riqueza de um lugar serve de lastro para a moeda, então toda a cultura do lugar que produz tal riqueza é consagrada como modelo de virtude, uma vez que houve santificação através do trabalho

1.1) Quando se lastreia uma moeda na principal riqueza de um lugar, você necessariamente consagra um modo de ser, uma cultura e um estilo de vida como se fosse uma virtude, um caminho de santidade através do trabalho a ser seguido, sem excluir os demais.

1.2) Se a riqueza da Colômbia for lastreada em café, por exemplo, então toda a cultura da região cafeeira da Colômbia é consagrada, pois ela passa a ser tomada como modelo de virtude, um símbolo de pais tomado como um lar em Cristo. E esse símbolo o Estado pega emprestado da comunidade, a ponto de remunerar isso com juros, pois isso é servir confiança, uma vez que esse modelo de virtude é altamente produtivo e benéfico para o país como um todo.

2) A mesma coisa pode ser feita com a Argentina se lastrear sua moeda em trigo, pois a Argentina pode ser tomada como um lar por força de ser um celeiro do mundo.

3.1) Em artigo anterior eu havia dito que a indústria pode criar novos lastros quando transforma matérias-primas em outros produtos. Mantenho o que digo e acrescento mais um ponto: a indústria de serviços também tem essa capacidade de transformar.

3.2) Citemos o caso das casas de encontro, das cafeterias. O trigo da Argentina, se convertido em farinha, vira pão - e o café da Colômbia pode ser servido aos clientes. No Brasil, as padarias são também casas de encontro - muitos jogam conversas foram tomando um bom café. É muito comum discutir política nesses lugares.

3.3) Embora as casas de encontro não produzam um bem físico a ser usado como lastro, elas criam um bem intangível: uma cultura de encontro e de debates, coisa essencial para a vida espiritual da polis, que deve ser tomada como um lar em Cristo. É este tipo de coisa que muitos não vêem que precisa ser vista.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário