Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2016

Notas sobre nacionidade e geopolítica aplicadas ao estudo da Teoria do Estado

1) Todo estudo de geopolítica implica sempre que se estude a história através de exames de caso.

2) Se a História Universal é um recorte das histórias particulares, de modo a mostrar ações humanas como um exemplo de tudo aquilo que nos aponta para o Céu, então devemos estudar exames de caso de modo a saber o que foi feito de certo e de errado, de modo a se conservar o que é conveniente e sensato e não repetir os mesmos erros do passado, fundados no fato de se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, base para o estabelecimento de uma mentalidade revolucionária.

3) Através das ações humanas e do comportamento social decorrente dessas ações, nós podemos ver qual é o regime político mais adequado de modo a que o país, tomado como se fosse um problema, pode ser tomado como se fosse um lar em Cristo, dentro de suas circunstâncias.

4) É através de um regime político adequado, em aliança permanente com a Igreja e feito de modo a reger as coisas na conformidade com o Todo que vem de Deus, que se tem a construção de uma civilização. E a civilização pressupõe a construção de um projeto de poder de modo a fazer com que aquele país seja grandioso e admirado por todas as outras civilizações vindouras - e o maior desafio é fazer esta civilização resistir ao teste do tempo.

5) Enfim, o estudo da Teoria do Estado é o estudo de formas de civilização que resistiram ao teste do tempo e de que forma esses regimes políticos bem serviram a Igreja e ao seu povo, de modo a que o país fosse tomado como se fosse um lar em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário