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sexta-feira, 24 de julho de 2020

Notas sobre a relação entre tirania e homossexualismo - fatos da História


1) Nos anos 90, eu lia a coluna do Agamenon no jornal O Globo. E ele falava de um proctologista de fama internacional: o dr. Jacinto Leite Aquino Rego.

2) Quando o Brasil era um Império, a Argentina tinha um ditador chamado Juan Manuel Rosas. Ele declarou guerra ao Brasil e acabou se dando mal. Seu nome agora é Juan Manuel Jacinto Leite de Rosas Aquino Rego.

3) Tal como acontece com o personagem de desenho animado da série pica-pau que governa o meu estado, esses tiranos estaduais querem posar de macho, mas não passam de nachos, de um bom projeto de doritos. Como homens, não passam de uns bananas, pois nunca foram homens de verdade, uma vez que só conservaram o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de serem entendidos nisso. E nos tempos antigos, um entendido era uma pessoa homossexual.

4)  Esses homens geram uma prole toda desestruturada. O filho do governador do Rio de Janeiro tem sérios problemas psicológicos, a ponto de querer mudar de sexo. Em resumo, não passam de péssimos homens de família, tal como foi Karl Marx.

5) A sorte é que não haverá descendência para continuar o legado que deixaram, por ser nulo. Afinal, foram todos apátridas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020.

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Do tranca-rua ou um ensaio sobre demonologia política

1) Na umbanda, tranca-rua é o nome comumente dado ao demônio.

2) Na demonologia política brasileira, o tranca-rua, se for ambicioso, se for cheio de si até o desprezo de Deus, pode se tornar tranca-avenida, tranca-rodovias, tranca-portos, tranca-ferrovias e até tranca-aeroportos. O céu é o limite - para ganhar a eleição, tudo o que precisa fazer é fazer pacto com o diabo, o pai da mentira e do comunismo.

3) Pior do que a pandemia de covid, há a pendemia política, que gera um verdadeiro pandemônio social. E o tranca-rua é a mais nociva das pestes chinesas, pois está matando o espírito paulista, da capital geográfica do Brasil, segundo Jaime Cortesão. Onde estão os herdeiros dos bandeirantes? Por que eles estão dando bandeira numa situação como esta?

4) O lugar mais reservado do inferno será a quem conservou o que é conveniente e dissociado da verdade em tempos de crise. E isso atinge a quem ficou em casa e fez o jogo do demônio.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020.

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Aforismo luso-polaco aplicado à realidade brasileira

1) Em português, moleque é um jovem, geralmente uma criança ou um pré-adolescente, que age como um bad boy, que deve ser mandado para o reformatório.

2) Em português, quando alguém é muito novo, diz-se que a pessoa está cheirando a leite.

3) Em Polonês, a tradução para leite é mleko, que lembra moleque.

4) O Dudu Lactose, além de juvenil e cheirar a leite (estragado), é moleque, pois não passa de um playboy que está a oprimir o povo do Rio Grande do Sul.

5) Ele não passa de um moleque de recados da turma fabiana, especialmente do Joãozinho Tranca-Rua, que tranca até mesmo a Avenida Paulista e as Rodovias que cortam o Estado de São Paulo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020.

Da anticrese como fonte de relações sociais de segunda pessoa

1) Digamos que eu seja credor de uma pessoa que é senhorio de uma outra. Essa pessoa, para pagar o que me deve, me cede temporariamente os frutos civis a que tem direito de uma casa que alugou para uma família até satisfazer o crédito.

2) Por conta da liberdade que me foi dada pelo senhorio, ajo como se fosse o senhorio, pois recebo os aluguéis no lugar dele de modo a receber o que me é devido, uma vez que ele me cedeu sua posição credora temporariamente de modo a satisfazer o crédito. A família é notificada pelo senhorio da situação é a locação segue normalmente.

3) Trata-se de uma relação social de segunda pessoa, onde eu aparento ser credor de aluguel de uma família, quando na verdade eu sou credor do senhorio deles. Para satisfazer o crédito, ele, o senhorio, integrou os terceiros de tal maneira que o crédito que ele devia fosse satisfeito, por uma questão de justiça.

4) São raros os textos literários de histórias de segunda pessoa.  Como a anticrese é a fonte de muitas relações sociais de segunda pessoa, então toda uma literatura de anticrese pode ser fundada a partir daí.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020 (data da postagem original).

Da crese e da crise - notas sobre isto

1.1) Em grego, crese quer dizer uso. 

1.2) Os costumes sociais podem se desenvolver por catacrese (difusão do uso, tal como o pé da mesa ou o pé da cadeira, em referência ao pé humano) ou anticrese (desenvolvimento de soluções jurídicas e comerciais que não seguem a lógica convencional dos usos e costumes vigentes, mas as observadas das circunstâncias peculiares de uma praxe empresarial, tal como vemos o direito real de anticrese, onde o credor assume o papel do senhorio, quando este tem uma dívida e usa os frutos civis do aluguel como forma de pagar o que deve).

2.1) Se crese é relativo ao uso, então a crise é relativa ao desuso - isto é, quando uma determinada solução conhecida não está respondendo aos desafios dos novos tempos, o que nos leva a descobrir novas verdades, a ponto de aperfeiçoar as verdades conhecidas e obedecidas, uma vez que decorrem da conformidade com o Todo que vem de Deus. 

2.2.1) É da crise que surge toda uma filosofia e toda uma teologia que visa ao desenvolvimento do dogma, levando à hermenêutica da continuidade da sagrada tradição católica.

2.2.2) Durante o processo de crise, ocorrem momentos de separação (diácrise) e de reunião (síncrese). 

2.2.3) As maiores diácrises da História, que resultaram no Grande Cisma do Oriente, terminarão sendo resolvidas com uma grande reunião. Haverá um grande concílio de tal modo que a Igreja Católica saia ainda mais fortalecida, a ponto de respirar bem com os dois pulmões, tanto com o pulmão romano, latino, quanto com o pulmão oriental, grego, caldeu, maronita ou melquita. Isso fará com que a Igreja responda à agressão islâmica ou mesmo comunista, uma vez que o Oriente não é uma invenção do Ocidente - ele tem uma realidade própria e ele precisa ser estudado à luz da conformidade com o Todo que vem de Deus.   

3) Isso aperfeiçoará o senso de se tomar o país como um lar em Cristo, uma vez que será preciso imaginá-lo como um lar respirando o ar puro da graça salvífíca com dois pulmões. E tudo isso se dá a partir do momento em que a Rússia for consagrada, como foi pedido em Fátima.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de julho de 2020 (data da postagem original).

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Do jornalista como servidor público em sentido lato

1) Um jornalista ou colunista que trabalha num jornal de grande circulação tende a ser considerado um funcionário público, na qualidade de particular que colabora com os poderes públicos. 

2) Se ele ocupa uma função num jornal que presta relevantes serviços de utilidade pública, é como se ele tivesse um cargo público. Mas esse cargo público é um cargo público honorífico: enquanto ele tiver credibilidade e bem servir à comunidade no sentido de fazer o país ser tomado como um lar em Cristo, ele será considerado um servidor público no sentido lato do termo.

3.1) Pessoas como o Kim Kitaguiri, que não possuem nenhuma experiência de vida, tiveram colunas na Folha de São Paulo e chegaram a assinar colunas em jornais de prestígio, fomentando desinformação, má consciência e relativismo moral, pouco tempo após a derrocada de Dilma e a conseqüente vitória nas eleições de 2018, a ponto de se elegerem deputados estaduais ou federais. 

3.2) Essa gente, dentro dessa concepção de serviço público, usurpou cargo público, dado que não tem cultura ou experiência de vida suficiente para colaborar com a sociedade no tocante a abrir os olhos do povo acerca das importantes questões políticas e culturais que afetam o país. Gente desse naipe não passa de picareta, que rouba os empregos dos verdadeiros intelectuais honestos, cujas idéias marcham no silêncio, sem muito alarde. 

3.3) O que falei em 2016 se revelou a mais pura verdade. Por isso, não emprestem seus ouvidos a todo e qualquer aventureiro que aparece por aí. Do contrário, vocês quebrarão a cara.

José Octavio Dettmann

Considerações filosóficas sobre as perspectivas de primeira, segunda e terceira pessoa nos jogos eletrônicos

1) Estava escutando um vídeo sobre jogos em primeira pessoa, jogos em segunda pessoa e jogos em terceira pessoa

2.1) Jogos em primeira seriam os jogos onde seu campo de visão  é o do personagem que você controla, como se você sentisse a pele dele. É como se uma câmera estivesse acoplada à cabeça do personagem. 

2.2) Jogos em terceira pessoa seriam os jogos onde o personagem que você controla é visto a partir de uma câmera externa ao personagem. Aqui, na condição de jogador, eu assumo a perspectiva de um mestre controlador, enquanto o personagem não passa de um mero boneco na minha mão.

2.2.1) Jogos em segunda pessoa seriam mais ou menos como é a segunda pessoa, nos termos do discurso de quem fala. 

2.2.2) Você assume a condição do personagem e passa a ter liberdade dentro dos limites propostos pelo autor da história. 

2.2.3) Em resumo, o jogo assume faceta de um RPG, uma vez que assume o papel de um personagem, que tem uma classe definida e uma personalidade definida para os fins da história, mas esse personagem, o seu avatar, é só uma representação de você na história, que não é o seu eu verdadeiro, mas o eu imaginado, quando assume o lugar do outro. Por isso mesmo, todo RPG tende a ser fictício, uma vez que ele trabalha nossa imaginação, nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro.

3) As perspectivas de primeira, segunda e terceira pessoa nas artes visuais e interativas guardam uma profunda relação com o que há na literatura. Por isso, um todo bom jogador deve ser necessariamente um ávido de leitor de literatura, de tal maneira maneira a enriquecer seu imaginário de n maneiras diferentes. Não é à toa que considero os jogos do playstation uma escola neste aspecto - eles são o ponto de contato entre o videogame, a filosofia e a literatura, a ponto de ser uma oitava arte, em razão da interatividade e da liberdade dentro dos limites traçados pelo roteiro de quem produziu o jogo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2020 (data da postagem original).

Vídeo relacionado: 
 
https://www.youtube.com/watch?v=TYsxj1K7zdM&pp=ygUXam9nb3MgZW0gc2VndW5kYSBwZXNzb2E%3D

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