1. Investimentos e Infraestrutura Logística
Objetivo: Aperfeiçoar a infraestrutura rodoviária e os portos secos para otimizar o transporte e o desembaraço aduaneiro.
Investimentos Necessários:
Ampliação das Rodovias:
Expansão e melhoria das rodovias que conectam as principais rotas de transporte entre o Brasil e o Paraguai, com ênfase na BR-277 (que conecta Curitiba a Foz do Iguaçu), fundamental para o fluxo de mercadorias e passageiros.
Foz do Iguaçu e Medianeira devem se tornar hubs de logística rodoviária com modernização das estradas e maior capacidade de transporte intermodal (rodoviário e ferroviário).
Modernização de Portos Secos:
Expansão e tecnificação de portos secos, como o de Medianeira, com sistemas automatizados de desembaraço aduaneiro para acelerar o processo de controle de mercadorias.
Implementação de infraestrutura de TI que permita a integração dos sistemas de transporte, comércio e cashback.
Integração Digital para Cashback:
Parcerias com fintechs como Honey, Coupert, e Wise para implementar sistemas que integrem cashback diretamente às compras realizadas nas fronteiras, promovendo um ambiente de consumo mais atrativo e transparente.
2. Implementação do Cashback no Transporte
Modelo Proposto: Integrar o transporte rodoviário com um sistema de cashback para consumidores.
Estrutura do Sistema:
Taxa Fixa de Transporte:
O valor do transporte rodoviário entre o Brasil e o Paraguai seria fixo e calculado com base em uma tabela de tarifas transparente, com variações mínimas e regulamentadas. Essa tarifa teria como base a distância, custos de manutenção da rodovia, e as características do veículo.
Cashback para Compras:
Consumidores que viajam para o Paraguai e fazem compras (no Paraguai ou no Brasil) podem ter acesso a cashback com base no valor gasto.
O sistema seria digitalizado, com plataformas como Honey aplicando uma porcentagem fixa de retorno (ex: 5% a 10%) sobre o valor das compras, com a devolução do valor no formato de dólares ou créditos que podem ser usados em novas compras ou no pagamento do transporte.
Exemplo de Cálculo:
Consumidor A gasta US$ 500 em compras no Paraguai.
Cashback recebido: US$ 25 (5% de 500).
O transporte rodoviário custa US$ 30, mas o cashback de US$ 25 reduz o custo final.
Custo líquido: US$ 5 (o custo do transporte após cashback).
3. Simulação de Fluxo Econômico e Projeções Financeiras
Projeção de Impacto Econômico Regional:
Valor Gasto em Compras:
Supondo 1 milhão de consumidores gastando em média US$ 500 cada um, o total de compras por ano seria:
1 milhão de consumidores x US$ 500 = US$ 500 milhões.
Cashback Total Retornado:
Se o cashback for 5%, o total de cashback retornado aos consumidores seria:
US$ 500 milhões x 5% = US$ 25 milhões.
Esses US$ 25 milhões seriam reinvestidos no comércio local e em serviços relacionados, como transporte e turismo.
Impacto no Comércio e Transporte:
Aumento nas vendas: O cashback incentiva os consumidores a gastar mais, aumentando as vendas no Paraguai e estimulando o comércio local.
Redução de custos logísticos: A eficiência no desembaraço aduaneiro e no transporte rodoviário possibilita uma maior rotatividade de mercadorias, o que impacta diretamente na redução de custos operacionais.
Cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI):
Investimento inicial em infraestrutura (rodovias e portos secos): US$ 20 milhões.
Retorno estimado: Com o aumento do fluxo de consumidores e a integração do cashback, o comércio e transporte gerariam US$ 25 milhões em cashback.
ROI: Ou seja, para cada US$ 1 investido, o retorno seria US$ 1,25.
4. Expansão para Outras Fronteiras
Objetivo: Expandir o modelo para outras fronteiras no Brasil, aproveitando a mesma lógica para aumentar o comércio e a movimentação de consumidores.
Exemplos:
Brasil-Uruguai (Rivera e Santana do Livramento):
- Implementação de um sistema de cashback em compras transfronteiriças e otimização do transporte rodoviário.
Brasil-Bolívia:
- Implementação de um sistema de transporte com tarifa fixa e cashback em compras para impulsionar o comércio entre os dois países.
5. Comparação com Outros Modelos de Fronteira
Fronteira EUA-México:
Free Shops e Cashback:
A fronteira EUA-México já possui sistemas como Duty-Free Shops e programas de cashback para consumidores, com integração logística eficiente.
União Europeia (Schengen):
VAT Refund (Detaxe):
A União Europeia já utiliza o detaxe para retornar uma porcentagem do imposto pago por consumidores que compram e exportam mercadorias para fora da União Europeia, similar ao cashback.
Fronteira Brasil-Uruguai:
Sistema de Free Shops:
A fronteira Brasil-Uruguai utiliza free shops para promover o comércio entre os dois países, mas não possui sistemas digitais de cashback como a proposta.
Bibliografia Recomendada
Garg, R. (2021). Logistics and Supply Chain Management. Routledge.
- Este livro oferece uma análise aprofundada sobre como sistemas logísticos eficientes podem impactar economias regionais, com exemplos aplicáveis a fronteiras.
Porter, M. E. (1990). The Competitive Advantage of Nations. Free Press.
- Análise sobre como a infraestrutura e a conectividade entre mercados fronteiriços podem fortalecer a economia local e nacional.
Frey, B. S., & Stutzer, A. (2002). Happiness and Economics: How the Economy and Institutions Affect Human Well-Being. Princeton University Press.
- Estudo sobre os impactos econômicos de sistemas de incentivos, como cashback, sobre o bem-estar e o consumo.
Coyle, J. J., Bardi, E. J., & Langley, C. J. (2020). The Management of Business Logistics: A Supply Chain Perspective. Cengage Learning.
- Oferece uma visão detalhada de como sistemas de logística e transporte podem ser otimizados para aumentar a eficiência econômica, aplicável a fronteiras.
Conclusão Final
A implementação do modelo proposto para a fronteira Brasil-Paraguai representa uma estratégia inovadora para fomentar o comércio e otimizar o transporte rodoviário com o uso de cashback digital. Além disso, o impacto positivo na economia local, a redução de custos logísticos, e a integração de fintechs criam um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico sustentável nas regiões de fronteira.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2024 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário