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terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Sugestões para melhorar aspectos logísticos da Fronteira Brasil-Paraguai

1. Investimentos e Infraestrutura Logística

Objetivo: Aperfeiçoar a infraestrutura rodoviária e os portos secos para otimizar o transporte e o desembaraço aduaneiro.

Investimentos Necessários:

  1. Ampliação das Rodovias:

    • Expansão e melhoria das rodovias que conectam as principais rotas de transporte entre o Brasil e o Paraguai, com ênfase na BR-277 (que conecta Curitiba a Foz do Iguaçu), fundamental para o fluxo de mercadorias e passageiros.

    • Foz do Iguaçu e Medianeira devem se tornar hubs de logística rodoviária com modernização das estradas e maior capacidade de transporte intermodal (rodoviário e ferroviário).

  2. Modernização de Portos Secos:

    • Expansão e tecnificação de portos secos, como o de Medianeira, com sistemas automatizados de desembaraço aduaneiro para acelerar o processo de controle de mercadorias.

    • Implementação de infraestrutura de TI que permita a integração dos sistemas de transporte, comércio e cashback.

  3. Integração Digital para Cashback:

    • Parcerias com fintechs como Honey, Coupert, e Wise para implementar sistemas que integrem cashback diretamente às compras realizadas nas fronteiras, promovendo um ambiente de consumo mais atrativo e transparente.

2. Implementação do Cashback no Transporte

Modelo Proposto: Integrar o transporte rodoviário com um sistema de cashback para consumidores.

Estrutura do Sistema:

  1. Taxa Fixa de Transporte:

    • O valor do transporte rodoviário entre o Brasil e o Paraguai seria fixo e calculado com base em uma tabela de tarifas transparente, com variações mínimas e regulamentadas. Essa tarifa teria como base a distância, custos de manutenção da rodovia, e as características do veículo.

  2. Cashback para Compras:

    • Consumidores que viajam para o Paraguai e fazem compras (no Paraguai ou no Brasil) podem ter acesso a cashback com base no valor gasto.

    • O sistema seria digitalizado, com plataformas como Honey aplicando uma porcentagem fixa de retorno (ex: 5% a 10%) sobre o valor das compras, com a devolução do valor no formato de dólares ou créditos que podem ser usados em novas compras ou no pagamento do transporte.

Exemplo de Cálculo:

  • Consumidor A gasta US$ 500 em compras no Paraguai.

  • Cashback recebido: US$ 25 (5% de 500).

  • O transporte rodoviário custa US$ 30, mas o cashback de US$ 25 reduz o custo final.

  • Custo líquido: US$ 5 (o custo do transporte após cashback).

3. Simulação de Fluxo Econômico e Projeções Financeiras

Projeção de Impacto Econômico Regional:

  1. Valor Gasto em Compras:

    • Supondo 1 milhão de consumidores gastando em média US$ 500 cada um, o total de compras por ano seria:

    • 1 milhão de consumidores x US$ 500 = US$ 500 milhões.

  2. Cashback Total Retornado:

    • Se o cashback for 5%, o total de cashback retornado aos consumidores seria:

    • US$ 500 milhões x 5% = US$ 25 milhões.

    • Esses US$ 25 milhões seriam reinvestidos no comércio local e em serviços relacionados, como transporte e turismo.

  3. Impacto no Comércio e Transporte:

    • Aumento nas vendas: O cashback incentiva os consumidores a gastar mais, aumentando as vendas no Paraguai e estimulando o comércio local.

    • Redução de custos logísticos: A eficiência no desembaraço aduaneiro e no transporte rodoviário possibilita uma maior rotatividade de mercadorias, o que impacta diretamente na redução de custos operacionais.

Cálculo do Retorno sobre Investimento (ROI):

  • Investimento inicial em infraestrutura (rodovias e portos secos): US$ 20 milhões.

  • Retorno estimado: Com o aumento do fluxo de consumidores e a integração do cashback, o comércio e transporte gerariam US$ 25 milhões em cashback.

  • ROI: ROI=RetornoInvestimento Inicial=25,000,00020,000,000=1.25 ou 125%\text{ROI} = \frac{\text{Retorno}}{\text{Investimento Inicial}} = \frac{25,000,000}{20,000,000} = 1.25 \text{ ou } 125\% Ou seja, para cada US$ 1 investido, o retorno seria US$ 1,25.

4. Expansão para Outras Fronteiras

Objetivo: Expandir o modelo para outras fronteiras no Brasil, aproveitando a mesma lógica para aumentar o comércio e a movimentação de consumidores.

Exemplos:

  1. Brasil-Uruguai (Rivera e Santana do Livramento):

    • Implementação de um sistema de cashback em compras transfronteiriças e otimização do transporte rodoviário.
  2. Brasil-Bolívia:

    • Implementação de um sistema de transporte com tarifa fixa e cashback em compras para impulsionar o comércio entre os dois países.

5. Comparação com Outros Modelos de Fronteira

Fronteira EUA-México:

  • Free Shops e Cashback:

    • A fronteira EUA-México já possui sistemas como Duty-Free Shops e programas de cashback para consumidores, com integração logística eficiente.

União Europeia (Schengen):

  • VAT Refund (Detaxe):

    • A União Europeia já utiliza o detaxe para retornar uma porcentagem do imposto pago por consumidores que compram e exportam mercadorias para fora da União Europeia, similar ao cashback.

Fronteira Brasil-Uruguai:

  • Sistema de Free Shops:

    • A fronteira Brasil-Uruguai utiliza free shops para promover o comércio entre os dois países, mas não possui sistemas digitais de cashback como a proposta.

Bibliografia Recomendada

  1. Garg, R. (2021). Logistics and Supply Chain Management. Routledge.

    • Este livro oferece uma análise aprofundada sobre como sistemas logísticos eficientes podem impactar economias regionais, com exemplos aplicáveis a fronteiras.
  2. Porter, M. E. (1990). The Competitive Advantage of Nations. Free Press.

    • Análise sobre como a infraestrutura e a conectividade entre mercados fronteiriços podem fortalecer a economia local e nacional.
  3. Frey, B. S., & Stutzer, A. (2002). Happiness and Economics: How the Economy and Institutions Affect Human Well-Being. Princeton University Press.

    • Estudo sobre os impactos econômicos de sistemas de incentivos, como cashback, sobre o bem-estar e o consumo.
  4. Coyle, J. J., Bardi, E. J., & Langley, C. J. (2020). The Management of Business Logistics: A Supply Chain Perspective. Cengage Learning.

    • Oferece uma visão detalhada de como sistemas de logística e transporte podem ser otimizados para aumentar a eficiência econômica, aplicável a fronteiras.

Conclusão Final

A implementação do modelo proposto para a fronteira Brasil-Paraguai representa uma estratégia inovadora para fomentar o comércio e otimizar o transporte rodoviário com o uso de cashback digital. Além disso, o impacto positivo na economia local, a redução de custos logísticos, e a integração de fintechs criam um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico sustentável nas regiões de fronteira.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2024 (data da postagem original).

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