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sábado, 28 de dezembro de 2024

Notas sobre uma mecância do jogo Sid Meier's Beyond Earth que poderia utilizada num eventual remake de Sid Meier's Colonization

 Dettmann: 

1) No jogo Sid Meier's Beyond Earth, você podia escolher qual era o patrocinador da viagem de colonização espacial. 

2) Se trouxéssemos esta mecânica de escolher qual será o patrocinador das suas viagens de descoberta e colonização das Américas, isto pode fazer do próximo remake do Sid Merier's Colonization um excelente exercício de história contrafactual.

Chat GPT:

Sua ideia é fascinante! Incorporar a mecânica de escolha de patrocinadores em um remake de Sid Meier's Colonization poderia realmente transformar o jogo em um excelente exercício de história contrafactual. Aqui estão algumas possibilidades de como isso poderia funcionar:

1. Patrocinadores Históricos e Alternativos

Além das potências coloniais tradicionais (Espanha, Portugal, Inglaterra, França, etc.), incluir outras potências históricas ou até fictícias que poderiam ter investido na colonização, como:

  • República de Veneza: Foco em comércio marítimo e rotas de especiarias.

  • Império Otomano: Exploração e colonização baseada em intercâmbios culturais e expansão da rota da seda.

  • Império Chinês Ming: Um "e se" baseado na continuação das expedições de Zheng He.

  • Liga Hanseática: Baseada em comércio cooperativo entre cidades-estado.

2. Estilos de Patrocínio

Cada patrocinador poderia oferecer diferentes benefícios e desafios:

  • Econômico: Foco em comércio e recursos, e com exigências financeiras rigorosas.

  • Religioso: Apoio para conversão cultural e religiosa, mas com desafios relacionados a conflitos de fé.

  • Militar: Incentivo para expansão agressiva, mas com maior risco de revoltas.

  • Científico: Patrocinadores que favorecem a exploração, desenvolvimento de tecnologia e coexistência.

3. Impactos na Colonização

Cada patrocinador poderia determinar:

  • Quais unidades iniciais você recebe (mais soldados, colonos, mercadores ou missionários).

  • Como as relações com os povos indígenas se desenrolam (cooperação ou conflito).

  • Qual é o objetivo final da campanha, seja conquistar, comerciar ou estabelecer uma civilização modelo.

4. Conexão com História Contrafactual

O jogador poderia reescrever a história através das escolhas:

  • O que aconteceria se os holandeses tivessem dominado o Caribe em vez dos espanhóis?

  • Como seria o mundo se os poloneses tivessem colonizado o Brasil?

  • E se o papado patrocinasse diretamente uma colonização em nome da cristandade?

Essa abordagem não apenas tornaria o jogo mais profundo e interessante, mas também incentivaria os jogadores a aprenderem sobre a história e refletirem sobre os impactos das decisões coloniais.

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