1.1) Qual é a diferença entre município e cidade?
1.2) Historicamente, a cidade é o espaço em que os primeiros homens sedentários vão ocupar. Devido à agricultura, as primeiras surgem na região chamada Crescente Fértil, entre o Egito Antigo e a Mesopotâmia, e logo se espalham pelo mundo. Esse processo traz à tona a diferença entre urbano e rural, ou cidade e campo.
1.3.1) Já o município é uma subdivisão administrativa dotada de território e possui certa autonomia, representada por um prefeito.
1.3.2) No Brasil, juridicamente existem 5.568 municípios, embora o IBGE conte também, para efeitos estatísticos, a cidade de Brasília e a área e população de todo o Distrito Federal, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, em Pernambuco, contabilizando 5.570 municípios. Nesse sentido, um município, no Brasil, representa a menor esfera governamental da União, com apenas dois poderes, diferente das esferas estadual e federal, que possuem três poderes.
1.3.3) Como divisão territorial, o município pode ser classificado de três maneiras:
Urbanos, que são municípios constituídos exclusivamente ou quase por território urbanizado, ou seja, cidade, como o município de São Caetano do Sul, em São Paulo;
Rurais, que são municípios constituídos por um ou mais núcleos populacionais de pequenas dimensões e por território não urbanizado relativamente vasto, ou seja, campo, como o município de Alegrete, no Rio Grande do Sul;
Mistos, que compreendem parte de seus territórios área urbana e área rural, como o município de Joinville, em Santa Catarina.
2) Logo, a cidade, que é a transformação do meio natural pelo homem, não obedece os limites territoriais dos municípios, expandindo-se e unindo-se, formando, através de conurbações, aglomerações urbanas, regiões metropolitanas e megalópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário