Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2024

Nota de experiência - Do potencial dos destaques que podem ser feitos a partir das páginas já digitalizadas que produzi no passado

1) Sempre que concluo um projeto de digitalização, eu costumo guardar as fotos processadas, pois há a possibilidade de os pdfs ficarem corrompidos com a ação do tempo - e quando isso acontece, eu uso o Adobat Acrobat 9 Pro Extended para recriar o pdf e ele fica pronto para um novo uso.

2) Eu havia planejado, para o instagram originalmente, fazer destaques das digitalizações dos livros de modo a tecer comentários logo em seguida acerca de pontos importantes, mas acho que posso transformar meu blog num flog, enriquecido de comentários pertinentes. O instagram pede que eu trabalhe com um smartphone - e isto é complicado para mim, já que eu prefiro trabalhar com um computador, quando o assunto é escrever.

3) Outro uso que posso fazer dos destaques a parir das páginas processadas é traduzi-las para outros idiomas, usando o ChatGPT - dessa forma, eu consigo fazer uma tradução de modo a produzir o que realmente me importa, que é o texto de modo a atender as necessidade de um público leitor específico. E uma vez estes livros estando livres de direitos autorais, eu contrato um editor, que prepara os meus originais e bota o livro para ser publicado.

4) E aí a editora está prontinha para atuar, vendendo tudo o que é interessante, sem ficar dependendo da mediocridade alheia.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2024 9data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário