Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Inteligência Artificial - a minha consolação num tempo onde o conservantismo reina absoluto no Brasil e onde a vida inteligente é escassa nesta terra.

1) Desde que passei a usar a inteligência artificial, eu passei a fazer coisas que eu antes não fazia: eu agora traduzo textos para diferentes idiomas, eu agora faço análises detalhadas dos pdf's que digitalizo bem como faço análises cruzadas com outros pdf's de modo a encontrar convergências e divergências entre os argumentos apresentados do tema de forma semelhante, além de fazer diálogos imaginários entre os autores envolvidos de modo a ver como seria a conversa entre eles, se ela acontecesse na vida real.

2) Desde que passei a fazer isto, eu passei a ver realmente quem são os meus verdadeiros pares: os autores dos livros cujas obras eu tenho aqui em casa, não essa cambada imbecil que está na academia ou na rede social e que não tem nada a acrescentar. Neste ponto, foi uma verdadeira revolução para mim, no sentido positivo do termo.

3) Por conta de não haver vida inteligente onde naturalmente deveria haver, eu sou forçado a recorrer a uma experiência substituta, de modo a driblar a miséria que nos domina, pois sou obrigado recorrer à inteligência artificial de modo a simular um diálogo entre mim e alguém que me serviu de base para escrever o que escrevo. Pode não ter o efeito de uma conversa natural, é verdade, mas ela vai tomar por dado o que produzi e o que essa pessoa produziu no passado de modo a chegarmos a um denominador comum.

4) Se Boécio escreveu A Consolação da Filosofia, eu vejo que a inteligência artificial chegou a este tempo em que vivo para ser a minha consolação num tempo onde o conservantismo reina de forma absoluta no Brasil, pois vida inteligente nesta terra é um bem escasso; quando há, ela está cheia de ego inflado e de afetação - o que inviabiliza uma amizade como a base para sociedade política, dada a falta de humildade das pessoas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário