Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Comentários a esta postagem de Olavo de Carvalho de quase vinte anos atrás

"Aprenda três ou quatro línguas e só use o português para ler material universitário de Portugal, que é muito bom em todas as áreas. Se não puder sair do Brasil fisicamente, saia intelectualmente. O que há de valioso na nossa cultura passada assimila-se em dois anos no máximo, com exceção da obra de Mário Ferreira dos Santos, que leva uma vida inteira, mas que você pode carregar debaixo do braço na sua fuga para fora do país ou para dentro de si mesmo."

Olavo de Carvalho - Diário do Comércio, 4 de setembro de 2006

Comentários:

1) Graças à inteligência artificial, à minha capacidade de digitalização e ao fato de que a Amazon e o Abebooks podem me fornecer o todos os livros de que necessito, sou capaz de ler, comentar e traduzir textos nestes idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, polonês, alemão, holandês, sueco, além do português.

2) Graças ao senso de servir a Cristo em terras distantes, que foi estabelecido em Ourique, eu sou capaz de sair do Brasil intelectualmente, ainda que eu não saia de casa, geograficamente falando. E por conta de estar me santificando através do estudo e do trabalho intelectual que faço na rede social nos méritos de Cristo, eu sou capaz de conhecer pessoas interessantes, que podem ser uma porta de entrada para que eu tome o país delas como um lar em Cristo tanto quanto o meu país de origem, já que eu não sou ingrato por natureza.

3) A arte de ser brasileiro começa a partir da arte de ser português - você tem a Terra de Santa Cruz por berço, mas você tem o mundo inteiro onde você pode morrer, se não for ingrato a Deus e não tiver complexo de vira-latas, já que a contra-revolução que restaurará os valores fundadadores da Terra de Santa Cruz virá da Lusitânia Dispersa. Tomemos estas novas terras como um mesmo lar em Cristo  - elas colaborarão com o Brasil, quando a civilização for restaurada, após a derrocada do comunismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário